Lançado no Brasil em 2019, o livro tem como personagem principal Luke Ellis, um garoto superdotado. Ele também tem um leve poder de telecinese e consegue mover objetos com a mente.
É esse poder que coloca Luke no Instituto. Ele é sequestrado e levado para essa instituição, que faz experimentos com crianças e adolescentes com poderes psíquicos. Nesse lugar, os internos sofrem vários tipos de abuso físico e psicológico.
Stephen King é conhecido como “Mestre do Terror”. O curioso é que o terror, como em It – A Coisa, não se faz presente em O Instituto. O horror é visto no tratamento que eles recebem dentro da instituição.
Para quem gosta de Stranger Things, série da Netflix, o livro é excepcional, mas, claro, adicionando muitas doses de pavor. A última temporada da série, por exemplo, não é 20% do que se encontra em O Instituto quando se trata de causar medo no público.
A obra é uma das mais aclamadas do escrito, apesar de não ter tanto reconhecimento do grande público. Para os que amam ficção científica e suspense, O Instituto é uma leitura ideal.