Salas sujas, portas e janelas quebradas e muito mato
O prédio da escola Menino Jesus, no Centro de Rio Branco, foi inaugurado em 1949, pelo então presidente do território do Acre, Guiomard Santos. Passados 67 anos, uma das mais tradicionais unidades escolares do estado está abandonada.
Em 1999, o então governador Jorge Viana, reformou e ampliou a Menino Jesus, que era uma das mais procuradas da cidade.
Desde 2014 a escola está fechada e não vem sendo cuidada. O mato que toma conta do lugar mostra o pouco zelo pela história do Acre. Na cozinha os poucos móveis foram quebrados, alguns brinquedos deixados para trás e o parque infantil parece uma floresta.
Nos fundos da escola, existe um portão que dá acesso ao calçadão. O local serve de sanitário e lixeiro. A água empossada vai de encontro a todos os discursos do governo e da prefeitura no combate ao Aedes Aegypt. As salas estão sujas com portas e janelas quebradas.
A prefeitura fechou a escola para fazer uma reforma, que, não veio até agora. Atualmente a menino Jesus funciona numa casa alugada no bairro Abraão Alab. São apenas algumas salas com estrutura precária.
O caso foi parar na câmara. Para o vereador Marcelo Jucá, além de prejudicar os alunos que tanto dependiam da escola, a prefeitura aumentou a violência na área central, deixando espaço para marginais ficarem escondidos e atacar as pessoas que passam no período da noite pela calçada. “E tem mais: é preciso explicar porque a reforma não foi feita. Se não tinha condições de fazer a obra então porque prejudicou os alunos e deixou o prédio histórico abandonado”, disse.
O secretário de educação do município Márcio Batista, disse que o prédio não está abandonado e existe segurança privada. A informação não foi comprovada por nossa reportagem, que entrou nas dependências do prédio e não se deparou com vigias ou seguranças. Márcio Batista explicou que a reforma não foi realizada por falta de recursos, mas espera que uma emenda parlamentar possa conseguir os R$ 600 mil para as obras. “Falamos com o deputado federal Raimundo Angelim e ele colocou dentro da lista de suas prioridades a reforma da escola”, completou.
{youtube}FxjA2Ex4c-s{/youtube}

