Gravação
O que fez com que Gladson Gameli aceitasse Wherles Rocha? Quais elementos foram apresentados pelo tucano que justificaram a escolha?
Lição
Que fique a lição: uma coisa é a democracia e outra é um líder conduzir um processo democrático. A construção de consensos não é moeda fácil. Essa é uma das facetas da arte da Política.
Convite
Nos discursos que celebraram o anúncio de Wherles Rocha como pré-candidato a vice-governador na chapa de Gladson Cameli, o mais do mesmo e o convite “a todos da oposição” para que se unam na ideia comum de “derrotar o PT”.
Convite II
Esse “convite” tem endereço novo: o MDB que ainda hoje (15) marchava junto com Gladson já não está “de corpo e alma” no projeto. O partido não aceitava que o PSDB fosse força hegemônica ao lado do PP. A retórica de Gladson informou que “a maioria” entendeu que Rocha era o melhor nome.
E governar?
Bom… para quem pretende governar um Estado, escolher o nome do vice deveria ser algo bem menos traumático. Governar é muito mais complexo e grave.
MDB
Uma situação nova para Gladson Cameli é a possibilidade de perda de voto em uma região em que ele supostamente é força hegemônica: o Vale do Juruá. Quando José Bestene foi dar a informação às lideranças do MDB de que o vice seria Wherles Rocha, Sales esmurrou a mesa. O que se seguiu é impublicável. Flaviano já tinha até preparado um buffet para que o jantar celebrasse o nome de Ulysses. E Eliane Sinhasique não afagou Bestene com palavras.
MDB II
E MDB agora vai montar qual engenharia? Os partidos que orbitam em torno de Bittar (que devem reunir uma dúzia e meia de pessoas), mais o Patriotas garantem legenda para lideranças como Flaviano Melo?
Líder
A escolha de uma chapa majoritária sempre vai desagradar grupos, mas o líder junta, não deixa feridas sangrando. Gladson, que é uma liderança política nova, tem que aprender com o episódio.
Comparando
Só para efeito de comparação: o nome de Emylson Farias está longe do consenso na Frente Popular do Acre. Aliás, alguns entendem como uma decisão equivocada e que expõe ainda certa “arrogância do PT” em achar que elege quem quiser. Mas, esses rachas internos ficam no grupo. Vez por outra uma ou outra voz destoa, mas são como porcos-espinhos que se juntam, se cutucam, uns gritam, mas seguem a noite juntos. Sabem que se se separarem, morrem.
Discrição
À exceção de alguns assessores mais afoitos, a discrição foi total na FPA. Mesmo por que há problemas que guardam semelhanças ao lado de Marcus Alexandre.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

