Usuários do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) têm notado um atraso incomum na entrega das faturas de água nas últimas semanas. Segundo o presidente do órgão, Enoque Pereira, a demora é resultado da transição para um novo sistema de gestão e faturamento, iniciada após a conclusão de uma licitação feita no ano passado.
A mudança, segundo ele, inclui não apenas a empresa responsável pela entrega das contas, mas também o próprio sistema de emissão. “Essa transição exige um tempo de adaptação. A conta, que antes chegava a cada 30 dias, agora pode demorar 40 ou até 50 dias. Mas essa situação é pontual e deve ser normalizada entre agosto e setembro”, afirmou Enoque.
Durante o período de transição, é possível que alguns usuários recebam duas faturas no mesmo mês. Isso porque a conta que deveria ter sido entregue em julho, por exemplo, pode chegar apenas em agosto, junto com a fatura referente ao mês seguinte.
“É importante que o usuário se organize e entenda que o Saerb vive da arrecadação. Se a cobrança atrasar um pouco, não significa que o consumidor foi isento. Vai chegar. E a gente precisa manter os pagamentos em dia para garantir a continuidade e a qualidade do serviço”, explicou o presidente.
Enoque também reforçou que, durante esse período, não haverá corte de fornecimento por atraso no pagamento, justamente para evitar prejuízos aos consumidores durante o ajuste técnico.
Novo modelo de fatura
Além da mudança nos prazos, os moradores já podem notar uma novidade no visual da fatura: agora, o documento está sendo impresso na hora e entregue diretamente nas residências com novo layout. A mudança faz parte do processo de modernização da gestão do Saerb.
“Estamos correndo para que esse transtorno passe o mais rápido possível. O novo sistema está sendo implantado com foco em oferecer mais agilidade e precisão”, pontuou Enoque.
Outro ponto destacado pelo Saerb é o prazo para a instalação de boias em caixas d’água, como forma de evitar o desperdício. O prazo final para se adequar à nova exigência é 7 de agosto. Após essa data, consumidores que não estiverem em conformidade podem ser notificados.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta
