“Esse ano de 2016 será um período para ser esquecido”
Os dados do mês de setembro do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que a inadimplência no Acre aumentou em 15%, e para piorar, os consumidores estão indo cada vez menos às compras.
Quando se analisa os números das consultas dos comerciantes, para saber se o cliente tem problemas com crédito, verifica-se que eles vêm caindo mês a mês. No mês de agosto, por exemplo, foram 12.450 ligações para o serviço de proteção ao crédito, só que nesse mesmo período no ano passado foram 17 mil, ou seja, quase 5 mil a mais.
A redução dos números apontada na pesquisa não significa que os comerciantes estão confiando nos clientes, mostra na verdade a redução nas vendas. Os consumidores sumiram e as lojas passam a maior parte do tempo vazias.
O número de pessoas que foram negativadas no SPC também vem crescendo a cada mês desse ano. Para o presidente da Associação Comercial do Acre, Celestino Bento de Oliveira, não adianta os comerciantes ficarem otimistas com as vendas de Natal, já que existe pouco dinheiro no mercado. “Esse ano de 2016 será um período para ser esquecido. Nunca os empresários sofreram tanto, ficaram perto de fechar as portas e se encheram de dívidas. Esperamos uma melhora para 2017, caso contrário serão muitas demissões e falências,” alertou.
Sem crédito na praça, muita gente perdeu poder de compra. Essa retração nas contas mostra um fator positivo: muitos estão procurando o SPC para pagar as contas e limpar os nomes. Até setembro eram quase 27 mil consumidores que voltaram a respirar com o nome limpo na praça. “A tendência natural é que muitos trabalhadores usem o décimo terceiro salário para quitar débitos antigos. Sem a sobra desse dinheiro do final do ano, podem se considerar comprometidas as compras de natal.” Finalizou Oliveira.
