Areia certificada garante qualidade do produto
A extração de areia e argila compõe um importante segmento da economia no Acre. Para que esse serviço seja feito com responsabilidade, foi lançado pelo segundo ano seguido o Selo Areia Legal.
O evento foi realizado no espaço da indústria, durante a Expoacre 2017. A campanha foi idealizada pelo Sindmineral, que é ligado a Federação da indústria do Estado (FIEAC) e tem como objetivo conscientizar os clientes a comprar somente areia de empreendimentos com licenciamento ambiental, que diminuem os danos causados ao meio ambiente.
“Foi um selo que teve bastante aceitação na sociedade, onde a gente faz uma campanha da compra de produtos, principalmente da nossa areia, de empresas que estejam 100% legalizadas.” Disse o presidente do Sindmineral, João Paulo de Assis.
Como a argila é um item essencial para as cerâmicas, o sindicato desses estabelecimentos aderiu a iniciativa. “A proposta a gente recebeu com muito entusiasmo, tendo em vista que o principal insumo é a argila a gente sofre o mesmo problema que outros setores têm ilegalidades.” Afirmou o presidente do sindicato dos Donos de Cerâmicas, Márcio Agiolfis.
Para quem possui todas as certificações necessárias para trabalhar, o selo proporciona três benefícios, a geração de empregos, a geração da matéria prima e o aquecimento da economia local. “A gente está trabalhando de forma legal, consciente, não estamos denegrindo o meio ambiente e estamos levando o nosso nome, mudando aquela velha imagem que se tinha dos areeiros, da draga.” Finalizou o empresário Edvaldo Júnior.
