Pacientes devem buscar a Fundação Hospital do Acre
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição de Risco(PEP) fazem parte de uma estratégia do Ministério da Saúde de prevenção ao HIV para somar na luta contra a aids e a disseminação do vírus do HIV.
“Os medicamentos são seguros e a estratégia já é utilizada pelo SUS desde 2014. As reações adversas e efeitos colaterais são baixos e rapidamente controláveis, se tornando um ganho para nosso estado onde o HIV é uma realidade e tem crescido a cada dia”, explica a enfermeira da Sesacre, Gorete Simão.
A PEP tem o objetivo de prevenir a infecção após uma exposição de risco, como acidente com perfuro cortantes, violência sexual ou relação sexual – consentida onde houve risco de exposição ao vírus (sem o uso do preservativo ou o rompimento dele). É um medicamento de urgência que deve ser ingerido nas primeiras 72 horas após a exposição, durante 28 dias seguidos.
A PeP é disponibilizada nas Unidades de Pronto Atendimento (Upa) 24h por dia e Pronto Socorro de Rio Branco durante os finais de semana e feriados. Durante a semana ela é ofertada no Serviço de Assistência Especializada (SAE), localizada na Fundação Hospital do Acre, que funciona de 7h as 17h30.
Para iniciar o uso da PrEP a pessoa deve procurar o SAE, onde será feito uma avaliação, exames de sangue e testes rápido. A cada três meses o usuário retorna à unidade para realizar novos exames e, dependendo do resultado, o paciente terá acesso a mais três meses de medicamentos.
Portanto, tanto a PreP como a PEP são disponibilizadas de forma gratuita e para um público alvo, que segundo os estudos estão em maior vulnerabilidade. São eles:
– Profissionais do sexo;
– Gays, pessoas trans, homens que fazem sexo com homens;
– Pessoas que tenham relações sexuais com pessoas que vivam com HIV sem tratamento;
– Pessoas que já tiveram infecções sexualmente transmissíveis repetidas vezes;
– Pessoas que já precisaram usar a PEP por mais de 2 vezes.
