O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AC) formou 56 soldados do Exército Brasileiro em três cursos do projeto “Soldado Cidadão”, na última segunda-feira (30). A cerimônia aconteceu no auditório da Federação das Indústrias (FIEAC), em Rio Branco.
O projeto visa qualificar profissionalmente os soldados próximos ao desligamento das Forças Armadas para inserção no mercado de trabalho. Nesta edição, os alunos formaram nos cursos de Marcenaria, Pedreiro e Eletricista Instalador Predial e Residencial.
O projeto “Soldado Cidadão”, em parceria com o Ministério da Defesa, também disponibiliza cursos nas áreas da construção civil, panificação, tecnologia da informação, mecânica automotiva e refrigeração. O soldado, após o término de um ano de Serviço Militar, ao permanecer nas Forças Armadas, contribui com os conhecimentos adquiridos na própria Força. Caso ele saia do Serviço Militar, estará apto para ser inserido no mercado de trabalho.”Esse programa do projeto Soldado Cidadão a gente já desenvolve desde 2004. É uma parceria importantíssima para o SENAI/AC, porque a instituição cumpre, com isso, a sua missão de formar para o mercado de trabalho, de dar uma profissão para esses soldados que irão dar baixa, para que, logo mais, eles possam ingressar no mercado de trabalho com uma profissão. Os alunos são muito disciplinados e isso é bom para a aprendizagem. Então, a ideia é continuar com esse projeto tão importante para todos”, disse a gerente de Educação Profissional do SENAI/AC, Geane Reis de Farias.
O soldado, Marcelo Granieiro, do curso de Eletricista, agradeceu pela oportunidade de participar da iniciativa do projeto Soldado Cidadão. “Quero agradecer ao pessoal do SENAI/AC pela oportunidade por profissionalizar a mim e a meus companheiros. Agora estamos aptos a cumprir com a função de eletricista e instalador predial. Aprimoramos os nossos conhecimentos. Eu só tenho a agradecer”, completou.
De acordo com o Tenente Coronel Armindo Nunes de Medeiros Júnior, esta ação é um avanço para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “O projeto oferece cursos que vão proporcionar aos soldados uma melhor inserção no mercado de trabalho, facilitando que ele tenha continuidade nos seus projetos de vida civil, com uma vida mais produtiva e prosseguindo com o desenvolvimento de vida e pessoal”.
Ainda de acordo com o Tenente Coronel, a parceria com o SENAI é fundamental e deve ser prolongado por mais tempo. “Essa parceria eu vi nascer lá no Rio de Janeiro. Aqui no estado do Acre são 11 anos de parceria. Se depender da gente, essa união irá se prolongar ainda por muitos anos”, concluiu.



