Ministro conduziu conversa com gestores públicos
Em reunião com a Prefeitura de Rio Branco e as forças da Segurança Pública do Estado, o ministro dos Esportes, George Hilton, confirmou a passagem da tocha olímpica pela Capital, e mostrou todos os detalhes de como vai ser feito o revezamento. O encontro realizado na sede da associação dos municípios do Acre, na manhã dessa quarta-feira, contou com a presença de membros do Comitê Organizador dos Jogos.
A tocha olímpica vai percorrer um trajeto de 24 quilômetros em Rio Branco. O revezamento vai começar na região do Parque do Tucumã e seguirá até a Gameleira. A tocha vai passar na mão de vários atletas e pessoas comuns.
Em média, cada pessoa deve percorrer 200 metros. A prefeitura vai poder escolher outros nove atletas. Os demais serão indicados pela organização, boa parte vem do sorteio realizado pelo Ministério dos Esportes com um patrocinador das Olímpiadas. Uma lista que ainda via ser divulgada.
Segundo o Ministro, a tocha vai passar em várias cidades brasileiras para mostrar a diversidade cultural e esportiva do país. “Não existe uma data fechada, mas ela deve chegar ao Acre no final do mês de junho”, explicou. Os jogos olímpicos serão abertos em 5 de agosto no Rio de Janeiro.
Indagado sobre a falta de investimentos em esportes nas regiões mais pobres do país, o ministro espera que a Olímpiada possa incentivar as práticas esportivas. “A tocha olímpica é um exemplo de que estamos procurando nos aproximar de todas as regiões e melhorar as práticas esportivas. Inclusive queremos de volta a obrigatoriedade da disciplina de Educação Física em todas as escolas públicas”, declarou.


