Remanejamento
Essa medida anunciada pelo Governo do Acre de remanejar policiais cedidos para instituições e órgãos públicos precisa ser melhor detalhada. Por exemplo: quantos são, efetivamente? E vão fazer exatamente o quê? Vão para o policiamento ostensivo?
Eficácia
Essa medida tem uma sintonia com o sentimento de insegurança que é comum ao cidadão. Mas, diante de um cenário tão desgastado, o Governo decidiu remanejar. Ouviu o que já se dizia em todo canto: há policiais que poderiam contribuir mais do que garantindo segurança para autoridades públicas sem a mínima necessidade.
Sempre foi
O Acre sempre teve uma história marcada pela violência. Não é de hoje. Quando da atuação do Esquadrão da Morte, havia, sim, a necessidade de proteção para autoridades específicas em função do trabalho desenvolvido. Hoje, no Acre, à exceção de juízes e promotores que lidam diretamente com decisões que têm relação com crimes de tráfico, facção e homicídios, quais outras autoridades precisam de segurança militar individualizada? Qual justificativa?
Resolve
Isso vai resolver o problema? Isoladamente, é claro que não. Mas, a sensação de insegurança é tamanha que todo reforço é bem vindo, por mais modesto que seja.
Receita
O receituário para aumentar a eficácia das forças de segurança é intensificar a presença das Forças Armadas nas fronteiras; é investir em inteligência e na integração das polícias estaduais e federal; aperfeiçoar o sistema de remuneração de policiais. A mesma cantilena já diversas vezes defendida tanto por gestores quanto pelos próprios militares.
Apostando tudo
Ulysses Araújo aposta todas as fichas que tem na relação com Jair Bolsonaro. Até o convite que fez para a convenção do partido (que ocorre neste sábado às 8 horas no auditório da Livraria Paim) vem com o carimbo entre os dois candidatos: “ideias iguais”.
Coligação
O PSL do Acre sai para a campanha coligado com o PSC e com o Patriota. Na convenção, serão apresentados os 48 pré-candidatos a deputado estadual; 14 para a Câmara Federal e o candidato ao Senado, Paulo Pedrazza.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

