Nas últimas semanas, quatro pessoas morreram por síndrome gripal em Cruzeiro do Sul, sendo duas crianças do município, uma de Feijó e um idoso do município de Vichuna, no Amazonas. Apesar apresentar uma pequena redução no número de internações, a procura por atendimento nas unidades de saúde e no Hospital do Juruá ainda é intensa. O número de casos preocupa as autoridades locais.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, uma das maneiras de diminuir o avanço da doença é a vacinação, já que, além do vírus sincicial, a influenza B é o que mais circula na região.
“As síndromes vêm aumentando cada vez mais. Então, nada melhor do que a vacina para você estar protegido. A campanha da Influenza vai até dia 31 de maio, porém a procura ainda está baixa”, disse Elânia Borges, coordenadora do Plano Nacional de Imunizações (PNI) de Cruzeiro do Sul.
Para tentar avançar a cobertura vacinal, a coordenação do PNI em Cruzeiro do Sul planeja um Dia “D” de vacinação para o próximo sábado (27).
Vamos fazer uma campanha de multivacinação. Iremos fazer toda a atualização da carteira vacinal, tanto dos adultos quanto das crianças. É importante que as pessoas se conscientizem, nós estamos em um período crítico”, afirmou a secretária de saúde do município, Valéria Lima.
Com informações do repórter Gledisson Albano para a TV Gazeta
