As empresas já cogitaram retirar os cobradores
Um projeto do vereador Fernando Martins (PC do B) quer impedir que as empresas dos transporte coletivo demitam os cobradores dos ônibus, e obrigue os motoristas a fazer a dupla função que é dirigir e receber o dinheiro da passagem.
Em alguns estados essa atividade é normal, e segundo Fernando Martins, se faz necessário que o poder público impeça que a moda chegue por aqui. Atualmente as duas empresas que comandam o serviço na capital mantém em seus quadros 250 cobradores.
O projeto de lei ainda será analisado pela comissão de legislação e Justiça da câmara.
O diretor da RBtrans, Ricardo Torres, disse que o projeto de lei é precipitado. As empresas já cogitaram retirar os cobradores, mas, para isso, precisaria mudar a estrutura dos itinerários.
Atualmente a bilhetagem eletrônica atinge apenas 54% das vendas das tarifas, o restante, são pessoas que pagam em dinheiro. Seria necessário que 70% dos usuários tivessem o cartão. “Se for para o motorista ter que receber o dinheiro e ainda passar o troco ficaria mais difícil e perigoso, e por enquanto, a prefeitura não quer essa mudança”, explicou.
