Caixa d’água está inclinada mais de 12 centímetros para escola
Professores, alunos, funcionários e apoiadores fecharam a Av. Central, no Conjunto Tucumã 1, com o objetivo de cobrar a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Acre, a demolição de um reservatório que está inclinado e ameaça desabar sobre a Escola Municipal Padre Peregrino.
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) já foi até o local e constatou a inclinação de 12,5 centímetros para a escola e mais de 7 centímetros para outras residências.
“Desde o dia 1° de fevereiro estamos impedidos de trabalhar na nossa escola. Estamos alocados em outra escola emprestada em uma única sala”, enfatiza a diretora da escola, Antonia Ruaneide.
O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) é o responsável pela demolição do reservatório e ficou estipulado que a destruição aconteceria no dia 11 de abril de 2021, mas até o momento o órgão não se pronunciou.
Ao que tudo indica a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) vai realizar a demolição, mas os manifestantes esperam receber a informação dos prazos em que a destruição vai ocorrer, para que os professores possam reformular o sistema de ensino que em breve será retomado.
“Além de colocar em risco a escola, também coloca em risco o abastecimento de água do bairro, já que, se a caixa d’água cair vai certamente danificar as bombas que fazem o abastecimento da região”, explica o presidente do Sindicato dos Urbanitários Marcelo Jucá.
