Polícia alega falta de orçamento
Quem precisar emitir o passaporte vai encontrar problemas. A Polícia Federal anunciou que suspendeu a impressão de novos documentos desde as 10 horas da noite desta terça-feira (27). A medida pegou muita gente de surpresa. Em Rio Branco, a entrada no passaporte é feita por meio da Central de Serviços Públicos (OCA) que marca a entrevista para o cidadão na superintendência da Polícia Federal.
O estudante Junior Prado está com o documento vencido e precisa retirar outro para poder fazer a rematrícula na universidade que estuda medicina, na Bolívia. Ele veio à Rio Branco para realizar o serviço, mas ao ser informado dessa notícia, o jovem ficou preocupado. “É complicado, porque hoje em dia ser brasileiro no nossos próprio país já tem um certo transtorno, imagina ser brasileiro dentro da Bolívia com o documento irregular, é mais complicado ainda.”
Antes do problema, a retirada do documento demorava até 15 dias para chegar na mão do proprietário, agora não há prazo. Em nota a Polícia Federal informou que a medida decorre da insuficiência do orçamento. O agendamento on-line do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente, mas não há previsão de quando o passaporte poderá ser emitido.
O reestabelecimento dessa atividade depende agora do Governo Federal. Enquanto isso, os brasileiros vão ter que esperar.
