Revolta
Setores de vários segmentos de igrejas protestantes estão revoltados com o deputado federal Alan Rick que aparece em um vídeo ao lado de Jair Bolsonaro, afirmando que o Acre é de Bolsonaro. Os evangélicos que formam o eleitorado de Alan veem o fato como uma heresia e lembram que o deputado acriano, durante a Marcha para Jesus, afirmou que o Acre era de Jesus.
Perdas
O deputado Alan Rick (DEM) vem perdendo apoios importantes a cada dia. Eleito pelos evangélicos, saiu do PRB e perdeu o apoio de mais de 70 igrejas da Universal do Reino de Deus. Como se não bastasse, entrou Bolsonaro no lugar de Jesus Cristo e perdeu outro tanto de apoio.
Armado
O coronel Ulysses é virtual candidato ao Governo do Estado. O coronel, considerado o “braço armado” dos Liberais do Acre, tem um sonho: dar palanque para Jair Bolsonaro, presidente , seja pelo PSC, seja pelo PEN. Para onde Bolsonaro for, será lá que o coronel vai amarrar o burrinho dele.
Perspectiva
Ulysses pretende utilizar a campanha de Bolsonaro para fazer o nome em todo o Estado e disputar a prefeitura da Capital em 2020. Aliás, Bolsonacre está tão imbuído de sua função que em um grupo de discussões assumiu a autoria do outdoor em homenagem ao coronel Ustra, torturador da ditadura militar.
Assumido
Como cidadãos de um Estado Democrático de Direito, apenas fizemos uso do Direito da Livre Expressão do pensamento, garantido pela Constituição Federal de 88, em homenagear um herói nacional que cumpriu seu dever e nos livrou de uma ditadura comunista (sic), disse o coronel Ulysses, sobre a homenagem a Ustra.
Direito
Nessa época de valores confusos e interpretações desconexas, pode-se pensar em direito de homenagear qualquer um. Mas, não se pode fugir da reação daqueles que foram espancados, torturados e estuprados por ele, ou que tiveram um parente que o foi. O sangue dos feitos de Ustra ainda está fresco na memória do povo. A pergunta que não cala é: e, se a torturada, espancada, estuprada, fosse parente dos que fazem a homenagem, qual seria a reação? Ustra no #* dos outros é outdoor, né?
Pesquisa
Pesquisa do PMDB mostra o candidato ao governo pela FPA, Marcus Alexandre (PT), a frente de Gladson Cameli (PP) em praticamente todos os cenários. Menos no que suprime o nome do coronel Ulysses na disputa pelo governo. O que significa que quem está tirando votos de Gladson é Ulysses. A situação do senador tende a piorar se Vagner Sales (PMDB) também lançar sua candidatura ao Governo do Estado!
Pesquisa II
Na disputa para o Senado quem o teve o maior percentual foi o ilustre “Não sabe. Não respondeu”. O que significa que os dados estão rolando e que qualquer resultado será possível.
Fora do tom
Independente da questão administrativa da Sesacre, o bispo Dom Joaquin Pertiñez errou na forma e no tom, em relação ao suposto calote do Governo do Acre no Hospital Santa Juliana. A cereja do bolo foi a decisão de interromper as realização de cirurgias cardíacas enquanto o Executivo não pagasse o que deve. Que postura cristã é essa? Isso não é postura de líder? O bispo achou pouco e disse que se alguém morresse a culpa era do Governo.
Baixou
Baixou o espanhol! Pertiñez, acostumado a conduzir os problemas entre uma conta e outra do terço santo, estranha os problemas reais, que precisam de decisões políticas: lentas, polêmicas, contraditórias. A política tem o próprio tempo. É um ritual diferente das ladainhas dominicais.
Gestão
Que a gestão da saúde pública não é boa é um fato comprovado até no fornecimento de medicamentos básicos. Mas, nesse episódio específico, foi uma “bola nas costas” que surpreendeu o Governo. A reunião com entre o bispo Dom Joaquin e o governador Tião Viana, realizada no Gabinete Civil na tarde desta quinta-feira (19), teve momentos de muita tensão. O episódio ainda terá desdobramentos.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

