Pressão
Para um empreendimento que já não estava nadando em águas tranquilas, o transbordamento do Rio Iquiry foi a gota que faltava para o Complexo de Piscicultura. Agora, (negue-se o quanto quiser) aumenta a pressão dos investidores sobre a direção da Peixes da Amazônia.
Prejuízos
Ainda não se sabe com precisão o tamanho do prejuízo. Uma gestão transparente (lembrando que não se está falando de uma empresa estritamente privada) exige esclarecimentos de cada pirarucu fujão dos 127 tanques da unidade.
Nem todos
Nem todos os tanques foram atingidos. Ainda. Porque a previsão do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) é de mais chuvas para a região do Iquiry.
Impacto
Esse tipo de problema relacionando clima e economia já é sentido e contabilizado no Acre. Dois economistas da Ufac, Rubicleis Gomes da Silva e Ângelo Costa Gurgel apresentaram o primeiro estudo (de uma série) que mostra os impactos da enchente de 2015 na economia local.
Impacto II
Nada menos do que 16% do PIB acriano foram comprometidos. Em tempo: o PIB acriano, de acordo com a última medição do IBGE é de R$ 14,5 bilhões.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

