Gestão
O Governo do Acre deve anunciar nos próximos dias uma série de medidas de austeridade na gestão pública. Vai cortar cargos comissionados e funções gratificadas. Ainda não foi informado quantos cargos serão dispensados e nem qual a meta de economia a ser alcançada pela decisão governamental.
Gestão II
Os CEC’s (Cargos em Comissão) e as FG (Funções Gratificadas) são o alvo da vez. O estudo de adequação é feito pela Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, Casa Civil e Controladoria Geral do Estado realizam um “estudo de adequação”.
A quê?
Mas, adequação a quê? À diminuição dos repasses federais. Os recursos Fonte 100 (recursos próprios do Estado) garantem o pagamento de salário.
Tião gestor
A medida surpreende. Sobretudo em se tratando de um ano eleitoral. Mas, ou o governador Tião Viana faz isso ou pode comprometer a sanidade fiscal, pagamento de salários de servidor em dia (incluindo 13º). É uma medida necessária. Nenhum governante toma uma medida dessas por capricho.
Tião gestor 2
Tião Viana vai repassar a faixa de governador. Não quer fazer isso com salários atrasados. As gestões da Frente Popular são marcadas pelo fato de “manter pagamento de funcionalismo em dia”. Não será Tião Viana o primeiro a quebrar essa tradição/obrigação. O apelo para que isso ocorra aumenta ainda mais caso o próximo governante seja da oposição.
Ponto corrido
Outra medida de austeridade a ser adotada pelo governo é o “ponto corrido” em alguns órgãos públicos. Isso, de certa forma, já vem sendo praticado. Quem quiser ler ou pesquisa na Biblioteca da Floresta no fim da tarde, por exemplo, não consegue. Só funciona pela manhã.
Quando?
Ainda não se sabe ao certo quando os cortes e/ou diminuições de valores de CEC’s e FG ocorrerá. Sabe-se que será “o mais rápido possível”, segundo uma fonte do próprio Governo.
Funtac
Funcionários da Natex, por exemplo, estão com salários atrasados há 4 meses. Um dos colaboradores da empresa não aguentou e desabafou. O problema acabou na tribuna da Aleac. Empresas terceirizadas têm sido diminuídas ao mínimo. Basicamente, estão restritas à vigilância e limpeza.
Patriotas e PSL
Os partidos políticos Patriotas e PSL realizam um encontro na semana que vem. Além de ser uma oportunidade de reforçar a identidade da dupla Bocalom/Ulysses, a reunião tem como ponto de pauta com a “militância” o roteiro da agenda de Jair Bolsonaro no Acre. Ainda não há data definida. Sabe-se que ele quer vir.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

