290 policiais participaram da ação no Acre
A Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sesp/AC) apresentou o balanço da “Operação Brasil Integrado”, deflagrada no estado no dia 4. Foram cumpridos 11 mandados de prisão e 24 pessoas foram presas em flagrante.
Participaram da coletiva de imprensa, alguns dos representantes das forças de segurança pública que contribuíram com a operação que aconteceu simultaneamente em todos os estados de fronteira, além do Nordeste.
No Acre, a operação teve como objetivo combater os crimes fronteiriços como tráfico de drogas, armas e descaminho. Doze órgãos participaram da ação. Além das barreiras fixas e móveis, as forças de segurança atuaram em operações fluviais.
A operação no estado aconteceu entre os dias 4 e 5 e contou com a participação de 290 homens. Os números do balanço também informam que foram apreendidos 21 veículos e 2 armas de fogo. Quase 5 mil pessoas foram abordadas e mais de 3 mil veículos vistoriados.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, conclui que os resultados foram positivos e que o sucesso se deve à integração das instituições. “Nós estamos sempre procurando fortalecer as relações para otimizar os recursos financeiros e também os humanos e assim encontrar melhores respostas e buscar a paz nas fronteiras”, disse.
Segundo o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal no Acre, Nélis Nilton, apesar do pouco efetivo, a PRF contribuiu com a operação, e atestou a efetividade da estratégia. “Consideramos bastante produtivo mesmo não tendo grandes apreensões, mas o trabalho e a certeza de que pelo menos naqueles momentos da operação não passou tráfico e contrabando, isso já é satisfatório”, comentou.
Um dos destaques segundo o balanço feito pela secretaria de segurança foi em ação executada em um vilarejo próximo de Cruzeiro do Sul, onde a polícia nunca havia chegado antes. Paraná dos Mouras é um local de difícil acesso e lá foram feitos patrulhamentos que alcançaram a fronteira com o Peru.


