Perdendo…
O senador Jorge Viana (PT) vem perdendo apoios à reeleição com uma velocidade impressionante. Por mais incrível que possa parecer, o PT de Mâncio Lima fechou a questão e vai votar em peso em Ney Amorim (PT) para a primeira vaga e em Sérgio Petecão (PSD) para a segunda.
… apoios
Até o prefeito de Mâncio Lima, Isaque Lima (PT), irmão do deputado Jonas Lima (PT), fez a opção pela dupla Ney Amorim/ Petecão.
E pensar…
E pensar que, quando governador, Jorge Viana (sem exagero) chegou a mimar a comunidade do Vale do Juruá. Esteve presente o quanto podia na região. É o jogo! Faz parte.
Demita o Meirelles…
O senador Renan Calheiros (PMDB- AL) disse hoje na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que se fosse presidente da República demitiria hoje mesmo, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. A revolta de Renan foi por causa da declaração de Meirelles que “Com Temer ou sem Temer, as reformas vão sair”.
… e peça para sair
O senador peemedebista também declarou ser um absurdo pensar em outro impeachment. Na avaliação dele, Michel Temer (PMDB) tem é que renunciar. O que seria menos traumático.
De novo?
E a instalação da CPI da Sehab… foi adiada de novo. O requerimento pedindo a instalação desta CPI completa um ano em 5 de junho. Foi rejeitada pelo plenário. Ficou 9 meses no Tribunal de Justiça. Agora emperrou de novo na Assembleia. No dia em que seria instalada, o PDT resolveu sair da CPI. Hoje, não foi instalada porque a Mesa Diretora não publicou a alteração no Diário Oficial.
Taraucá…
O vereador Francisco Diógenes, popular “Dólar”, do mesmo partido da prefeita Marilete Vitorino, entregou a liderança da prefeita na Câmara de Vereadores de Tarauacá, por discordar com a forma de administrar de Marilete.
… urgente
A prefeita tem total autonomia para nomear outro líder. Difícil vai ser encontrar quem queira assumir a função. A coligação dela elegeu 4 dos 11 vereadores. Nenhum quer defender a prefeita!
Na Câmara da Capital
O vereador N. Lima do DEM não gostou da possibilidade de o deputado Alan Rick, ex- PRB, ir para o Democratas. N. Lima entende que Alan disputando a reeleição no mesmo partido acaba com a possibilidade dele (N. Lima), ser deputado federal.
Campeã
Sena Madureira continua ostentando o título de cidade mais violenta do Acre. A cidade que vive tiroteios diários viu na tarde desta terça feira, uma escola ser invadida e um aluno ser baleado. Os bandidos ainda deixaram escrito na parede nomes de duas facções que atuam na cidade. O estudante foi trazido para Rio Branco em estado grave.
Uma coisa
A Secretaria do Tesouro Nacional fez as contas e informou que o Acre tem o 5º maior déficit primário entre os sete estados do Norte. Não é uma situação ruim, comparada a outros estados, mesmo levando em consideração a conta no vermelho em R$ 80 milhões. Mas, o que dá algum fôlego à esperança nos dados da STN é a estimativa de que os gastos públicos no Acre tendem ao equilíbrio. Ter conta tendendo ao equilíbrio é um feito, em tempo bicudo como o atual. Os dados analisam o período de 2012/2015.
Outra coisa
“Déficit primário” é uma expressão difícil para dizer uma coisa simples: o tanto de dinheiro que entra é menor do que o tanto que sai. A conta no vermelho, para alguns especialistas da Ufac, não é novidade. E eles não têm perspectivas de melhora. Para alguns professores da Faculdade de Economia, o Governo do Acre não tem uma política de ajuste fiscal.
Ao contrário
Os acadêmicos observam justamente o contrário: eles entendem que o custeio da máquina pública no Acre aumenta, aumenta e aumenta.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

