Incerteza
O cenário de incerteza é grande para quem produz carne. A crise de imagem da JBS pode trazer complicações para pequenas unidades da empresa, como no Acre, por exemplo. A gerência regional nega que a JBS vá fechar as portas. Ao menos por enquanto. Mas, as perspectivas não são boas.
Incerteza II
O preço da arroba em queda e a possibilidade de boicote à marca JBS com consequente diminuição no volume de abate são fatores que trazem muita insegurança a quem produz.
No Acre
No Acre, a JBS assina quase metade do volume de abate. São, na média, 700 cabeças por dia, empregando diretamente 300 pessoas.
Pauta
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, articula uma conversa com o governador Tião Viana para a próxima sexta-feira (26). Ele pretende expor os bastidores que respondem por esse cenário de crise no setor e tem a pretensão de traçar algum esboço de reação alternativa aqui para o Acre. Um dos componentes da agenda (é a aposta da coluna) pode ser a velha demanda da “redução da pauta da carne”.
Pauta II
O problema é para quem vender fora do Acre. Até no Mato Grosso há possibilidade de que a “planta” da JBS tenha algum tipo de redução no volume de abate. É o que se especula.
Análise crua
O ano de 2016, a gente quer esquecer. 2017 é a precipitação de 2018. A análise dos “anos perdidos” é do presidente da Fieac, José Adriano.
Corda
O deputado Gehlen Diniz, do PP, partido umbilicalmente ligado ao presidente Temer, esqueceu hoje que o partido dele apoia o chefe do Governo Federal. O parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia para esbravejar contra o presidente. Segundo Gehlen, o presidente Michel Temer não renuncia porque vai sair do Palácio do Planalto, de carona, em um camburão da polícia.
Constatação
Se a base do Temer está assim, imagine o resto!
Pra Deus…
Essa é de arrepiar. Fonte da coluna ligada ao PSDB garante que o senador Jorge Viana (PT) se juntou ao ex-deputado Marcio Bittar para derrubar Wherles Rocha da presidência do PSDB. Estava tudo combinado com Aécio Neves para colocarem o coordenador de campanha de Bittar na presidência estadual do PSDB, quando Aécio caiu.
… e para o diabo
A tramoia visava tirar Rocha da disputa para o Senado. Aí, a dupla para o Senado seria os irmãos siameses Jorge Viana e Marcio Bittar. Coisas da política do Acre.
Em baixa
O que o senador Jorge Viana precisa é fortalecer as bases dele no Juruá. É impressionante a rejeição daquele povo a Jorge! E, não é só em Mâncio Lima e Rodrigues Alves, não.
Antecipando-se
Ao tomar conhecimento disso, o senador Sérgio Petecão (PSD) agiu rápido. Petecão alugou um apartamento em Cruzeiro do Sul, que será a base dele no Juruá, onde vai passar um mês.
Pizza
A base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa foi inteligente. Neutralizou o poder de fogo da CPI da Sehab, que terá o líder do PT, Lourival Marques, na presidência e Raimundinho da Saúde, também da base, na relatoria.
Pizza II
“Se fosse inteligente, Gehlen, retiraria essa CPI”, comentário de deputado da oposição que pede “pelo amor de Deus” para não ser identificado. Calma, excelência! A coluna protege a fonte.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com

