Alunos da escola Elias Mansour foram os contemplados
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realiza mais uma edição do projeto ‘Promotor por um dia’, nessa terça-feira (8). Dessa vez, o projeto contempla alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Elias Mansour, localizada no bairro Taquari.
Os alunos recebem primeiro uma palestra sobre o que é MP, qual o seu papel e como funciona. “A ideia é fazer com que crianças, adolescentes possam ter acesso ao ministério público, conhecer e entender pra quê ele realmente serve,” explicou o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Francisco Maia Guedes.
Além da palestra as crianças vão conhecer o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE/AC), ao lado da unidade de internação Santa Juliana, o que para a diretora da escola, Maria Elzenir, é algo que vai agregar conhecimento aos pequenos, “vai ser muito importante para eles é um momento deles saírem do ambiente da escola e vivenciarem outras coisas.”
Marcio Cleiton Almeida, 11 anos, é estudante do 4º ano e faz parte deste seleto grupo que foi escolhido através de sorteio para participar do projeto. Apesar da pouca idade Marcio sabe que assim como direitos ele também que cumprir deveres como cidadão. “Eu espero aprender muitas coisas sobre o Ministério Público. Tudo que a gente faz de errado a gente tem que pagar. A gente tem que começar obedecendo os pais e os professores.”
Para finalizara visita dos pequenos ao MP, deverão escrever uma redação. As três melhores redações serão premiadas e o autor do melhor trabalho passará um dia acompanhando um promotor de Justiça em sua rotina de trabalho.
O projeto
O ‘Promotor por um dia’ é um projeto criado em 2011 e voltado para as escolas situadas em bairros carentes e violentos. O projeto pretende estabelecer uma nova forma de relação entre o MPAC e essa classe estudantil.
