Estranhezas
Entre os fatos estranhos que acontecem no final do governo está o projeto do Executivo que cria a Previdência Complementar. Estranho porque é uma forma de cobrir o rombo da Previdência no próximo governo. Estranho porque não se sabe qual o interesse do governador Tião Viana (PT) em mandar um projeto que só vai beneficiar Gladson Cameli (PP).
Estranhezas II
Prova do interesse de Gladson no assunto é a defesa que a deputada Eliane Sinhasique faz do projeto que institui a Previdência Complementar contrariando a opinião do movimento sindical.
Queda de braço
O PSDB que passou o dia comemorando a derrota imposta ao PSD na secretaria de Agricultura pode puxar o freio de mão. O partido de Petecão ainda não desistiu de colocar Jairo Carvalho na secretaria. A justificativa das lideranças do PSD é que Gladson indica e desindica com a mesma facilidade.
Reza forte
Enquanto o PSDB e o PSB se matam por cargos, o deputado federal Alan Rick (DEM), com muita oração, vai ocupando todos os espaços que quer, sempre escoltado pelo mentor Pastor Agostinho, da Igreja Batista do Bosque. Juntos, conseguiram a secretaria de Planejamento de porteira fechada.
Pega fogo
Reunião da prefeita Socorro Néri (PSD), na tarde desta terça-feira, lançou faíscas a quilômetros de distância. Sem imprensa para documentar, a prefeita tirou a máscara de meiga e, em tom duro, disse aos líderes comunitários que não precisa deles porque tem uma equipe técnica. Assinou a sentença de ruptura.
Pega fogo II
Moradores do Cidade do Povo, revoltados com a posição durona da prefeita Socorro Néri, podem radicalizar. Eles não vão permitir candidatos a vereador no bairro. A maior decepção dos moradores é a vereadora Elzinha Mendonça (PDT) que teve 200 votos lá e nunca mais apareceu.
Fusões
O PCdoB se funde com o PPL. O PPL vai pra dentro do PCdoB que mantém a sigla. O Rede, de Marina Silva, vai se fundir com o PPS, de Roberto Freire. A fusão já foi decidida. Só falta definir se será o Rede que vai absorver o PPS ou o PPS que vai absorver o Rede.
Sede
Vem chamando atenção a sede do PSDB. O partido que tem o vice-governador, e, hoje, as secretarias de Agricultura e a de Segurança. Pode emplacar também o primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Meio, mesmo
Indicação de Israel Milani para a Secretaria de Meio Ambiente, suscita indagações nada abonadoras. Entre elas sobre que contribuição poderá trazer para a pasta um pecuarista. Gladson declarou ter utilizado um critério meramente técnico para a escolha. Israel também é médico e piscicultor. Deve ser por isso que a secretaria não se chama Secretaria do Ambiente.
Bravatas
O secretário de Saúde do próximo governo, Alyson Bestene (PP) afirma que a Saúde tem jeito; o vice governador Major Rocha (PSDB), que vai indicar os nomes da Segurança, afirma que dará um jeito na falta de segurança em 6 meses. Os deputados Gehlen Diniz (PP) e Eliane Sinhasique (MDB), que deitavam e rolavam na oposição, provaram a dificuldade de ser situação nesta quarta-feira e não se saíram bem. Ficou evidente que os dois forçavam a votação do projeto de Previdência Complementar que interessa à Gladson Cameli. Espera-se que o mesmo não aconteça com os secretários de Saúde e Segurança. Ou seja: tentar tomar pé e ver que não dá. Porque uma coisa é falar antes de assumir. Outra bem diferente depois.
Sebrae
Marcos Lameira, vice-presidente da Fecomercio, foi eleito superintendente do Sebrae/AC. A votação foi apertada: por 8 votos a 7. Lameira venceu eleição do ex-presidente do Banco da Amazônia Marivaldo Melo. O mandato é de quatro anos: 2019/2022.
Sebrae II
O atual presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro da Silva assume a presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/AC, instância integrada por 15 órgãos. A diretoria técnica ficará a cargo de Lauro Santos. A diretoria de administração e finanças estará sob responsabilidade de Francinei do Socorro Lima dos Santos.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

