Gato
Curiosidade que movimentou os bastidores políticos nesta quarta feira foi para saber quem é o político que construiu sua casa numa invasão para não ter que pagar energia elétrica.
Franco atirador
Com o objetivo de fortalecer seu PDT, o ex-deputado Luiz Tchê está pegando políticos pelo braço. Ele quer tirar de uma só tacada dois dos mais fortes parlamentares do PT. Nada menos que Ney Amorim e Daniel Zen.
Delírio
No delírio do pedetista, Ney Amorim sai do PT para se candidatar ao Governo do Estado pelo PDT, numa dobradinha com Daniel Zen para o Senado.
Delírio II
A chapa seria imbatível na visão de Tchê e nem tão impossível assim. Ney Amorim é um nome que extrapola partidos e Daniel Zen é sobrinho neto do grande Mário Maia, que era do PDT.
Reviravolta
Os desmandos do presidente Temer são tantos e tão grandes que estão assustando, além de deputados da base, parlamentares do próprio PMDB. 16 senadores do partido se recusam a aprovar a Reforma da Previdência.
Na mira
Os parlamentares pararam para ouvir a voz rouca das ruas. E essa diz claramente que quem votar contra o trabalhador será exposto aos eleitores como traidor. Ninguém quer arriscar, essa é a verdade.
Sem coroa
Temer tenta impor suas reformas a ferro e fogo. Age como se tivesse incorporado Luiz XIV. Pode tropeçar na guilhotina.
Dia…
De nada adiantam sessões solenes, mensagens nas redes sociais ou individuais, louvando as mulheres, quando entre quatro paredes o pau canta. E continuamos registrando quatro espancamentos por minuto. Hora de se repensar as comemorações do Dia da Mulher.
Segundo plano
Na política, por exemplo, a Mulher continua patinando. Não ocupa nem 10% das vagas no parlamento e ainda tem que ouvir dos mandatários homens que suas vices são mulheres. As vices só servem para apimentar os debates das feministas que destacam as semelhanças das vice-governadoras e prefeitas: bonitas, branquinhas, arrumadinhas- bibelôs sem expressão.
Poucos…
A situação da assistência técnica rural é realmente dramática no Acre. Sobretudo ao produtor familiar. O trabalho de extensionistas rurais é necessário, mas a equipe de servidores efetivos do setor é reduzida e cansada. Outro dia, foi feita uma força-tarefa para intensificar o apoio aos agricultores. Mas, a equipe teve que voltar mais cedo: problemas de pressão alta, problemas ósseos foram comuns.
… e sem pernas
São pessoas dedicadas, mas que já não aguentam a dura rotina de quem deve orientar o agricultor em regiões de difícil acesso. Isso exige sangue novo, carne nova.
Alô, Ufac!
Esse é mais um segmento do serviço público que faz com que se sinta falta da Ufac. Por que o Governo do Acre não faz um convênio com a Ufac para que sejam feitos trabalhos em parceria com a Faculdade de Agronomia? Estudantes dos dois últimos anos de Agronomia já têm condições de orientar. Resolveria uma lacuna com baixo custo.
Wildy
A coluna torce pelo pleno restabelecimento da saúde de Wildy Viana, ex-deputado federal e pai do senador Jorge Viana e do governador Tião Viana.
Sugestões, críticas e informações quentinhasredacao@gmail.com

