O Instituto Alan Jr. chega a Rio Branco com a missão de transformar a vida de crianças de baixa renda diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova organização sem fins lucrativos oferece uma abordagem intensiva e multidisciplinar de tratamentos especializados, que inclui fonoaudiologia, fisioterapia, psicomotricidade, nutrição, apoio pedagógico e orientação familiar.
A inauguração oficial do Instituto Alan Jr. está marcada para o dia 30 de novembro, das 11h às 17h, na sala anexa ao Auto Posto Conquista, localizado na Rua Valdomiro Lopes, 793, no bairro Manoel Julião. A cerimônia reunirá representantes da sociedade, empresários e famílias, promovendo um espaço para conhecer melhor o trabalho da ONG e como ela pode impactar vidas de famílias acreanas.

Para Samantha Bader, uma das representantes do Instituto, o compromisso da ONG vai além do suporte clínico, almejando também a inclusão social e a integração plena das crianças com TEA. “Nos Estados Unidos, encontramos um modelo inclusivo que ainda é um sonho para muitas famílias brasileiras. Pude vivenciar pessoalmente o impacto desse sistema ao buscar tratamento para o meu filho com atraso no desenvolvimento. Agora, nossa meta é trazer essa experiência para o Brasil, oferecendo às crianças e famílias daqui uma possibilidade real de desenvolvimento”, ressalta Samantha.
O Instituto Alan Jr. oferece serviços intensivos e cientificamente comprovados que visam atender às diversas necessidades das crianças com TEA, incluindo fonoaudiologia para melhorar a comunicação, psicomotricidade para o desenvolvimento motor, fisioterapia, nutrição especializada e acompanhamento pedagógico, promovendo uma educação adaptada e inclusiva. O trabalho também envolve orientação familiar, para que os pais e cuidadores estejam preparados e apoiem cada etapa do desenvolvimento dos filhos.
