A retórica…
Em situações normais, o poderio de comunicação do Governo do Acre martela (institucionalmente e nas redes sociais) que a economia do Acre é um colosso, exportadora, pujante, gloriosa.
… e o fato
Mas, em situações como essa de Tarauacá é que vem à tona os fatos como eles são, simplesmente. A falta de infraestrutura das cidades, associada à pobreza da população transformam em pó o discurso oficial. Falem o que quiser os assessores e amigos da hora, a realidade grita por si.
Exemplo
Um exemplo do que é retórica e do que é a realidade: no último fim de semana esteve no Acre o importante empresário “Zé Garrote”, um dos maiores do país no setor de avicultura. Feitos os elogios de praxe aos projetos de desenvolvimento em curso, os escribas oficiais abarcam sem dó o seguinte delírio.
Delírio
O Acre tem como meta abastecer com frango e porco parte do mercado chinês e, achando pouco, quer também o mercado russo. Cada um aceita o argumento que lhe convém, mas é óbvio que há um longo caminho a ser percorrido; há muitos outros problemas a serem resolvidos antes de se falar em exportar frango e porco para China e para a Rússia.
Escala
Na escala que é produzida aqui, deve dar para manter meia dúzia de quiosques feitos de bambu em Pequim e dois em Moscou.
Tarefas
Duas tarefinhas básicas: melhorar a qualificação da mão de obra (que tal zerar o analfabetismo primeiro?) e abastecer ao menos o mercado interno. Que tal?
Campanha
O deputado Ney Amorim (PT) lançou Campanha Solidária em favor dos desabrigados pela cheia do Rio Tarauacá.
Ney Amorim
“A prefeitura daquele município lançou a campanha “Tarauacá Solidária: SOS Tarauacá”, para arrecadar donativos aos desabrigados. Hoje estou lançando a mesma campanha aqui no Poder Legislativo, com o intuito de também arrecadar donativos para os desabrigados, uma vez que a cheia chegou repentinamente pegando todo mundo de surpresa”.
“Lindo”
É quase linda essa iniciativa, não é? Proselitismo pouco é bobagem. Vale a lembrança do seguinte ditado “… quem faz o bem…”
Senado
O senador Jorge Viana também comentou a situação do município de Tarauacá. Segundo o parlamentar, não somente a população do município está em situação de calamidade pública, mas também a população ribeirinha que, de acordo com ele, está sendo atingida constantemente por trombas d’água.
Recursos
O parlamentar cobrou do governo federal a liberação de recursos para ajudar a população atingida.
Agora é lei
O Pós Atendimento Médico oferecido na capital acriana será avaliado pelos usuários do SUS. A lei de autoria do vereador Fernando Martins (PCdoB) foi sancionada pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre e passa a valer a partir desta quarta-feira.
Avaliando o serviço
O projeto de lei determina que após o atendimento médico recebido na rede municipal de saúde, o cidadão possa avaliar o trabalho do profissional, fazer sugestões e reclamações do que precisa melhorar.
Denúncia
No último final de semana, o vereador licenciado Artêmio Costa (PSDC) utilizou as redes sociais para denunciar a atividade suspeita de pessoas que se encontravam na região do bairro Procon.
Vigiada
O vereador surpreendeu um grupo de homens fotografando sua residência e, ao conversar com vizinhos, descobriu que sua casa não foi a única a ser registrada.
Protesto
Durante a sessão de terça-feira, o deputado Wherles Rocha (PSDB) protestou contra as censuras sofridas por alguns jornalistas.
Calado
Durante quatro minutos, Rocha ficou no mais completo silêncio, causando perplexidade entre os deputados que compunham o plenário.
Silêncio
Logo depois, o deputado explicou o protesto e disse que considera inaceitável o que ele chama de censura praticada contra o site em questão.
Arbitrariedade
Já usando o grande expediente, Rocha disse que é dever de todos lutarem contra o que denominou de “arbitrariedades cometidas contra o estado legítimo de direito”.

