Conselho político se reúne após Carnaval
Faltando 10 meses para a eleição tem um grupo de políticos que entrou numa correria e está ansioso por definições. A dúvida é quem será o vice que vai compor a chapa de reeleição do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT).
À frente nas pesquisas e com um mandato sem muitos questionamentos, Alexandre já saiu na frente da oposição. Com um lugar tão privilegiado não faltam candidatas e candidatos a vice prefeito. O PC do B parecia herdeiro natural da cadeira, vem sentado nessa poltrona desde o tempo do ex-prefeito Raimundo Angelim, e não vai querer abrir mão. A frente do cargo, Márcio Batista, ou melhor, os comunistas não querem ser descartados, seria a perda de muitos cargos dentro da administração municipal, principalmente na educação.
A briga pela cadeira é explicada pelo bônus de quem compor a chapa. Marcus Alexandre saindo candidato a governador em 2018, o seu vice vira prefeito por dois anos.
Na lista de pretensos interessados estão todos os membros dos 14 partidos que compõe a frente popular. Mas alguns saem na frente das discussões: os vereadores: Raimundo Vaz, Artêmio Costa e Roger Correia.
Os petistas já disseram que querem uma chapa puro sangue, nada de gente de outro partido. Nessa lista estão: o vereador Gabriel Forneck, líder do prefeito na câmara; tem o presidente da Assembleia Legislativa, Ney Amorim e outro forte candidato que aparece é o secretário de finanças da prefeitura, Marcelo Macedo, que trocou a câmara pelo executivo e é primo do governador Tião Viana.
O prefeito Marcus Alexandre, disse que fica feliz com tantas briga pela vaga de vice, mas ainda é cedo para discutir o assunto. No final de janeiro o conselho da frente popular vai se reunir para decidir os critérios para a escolha da chapa. “Até que isso fique decidido é cedo para comentar qual o partido ou qual nome está na frente. Vamos esperar”, declarou.
Quanto à chapa puro sangue, só com petistas, Alexandre para não despertar a ira dos partidos aliados não polemizou, disse que vice pode vir de qualquer partido da frente popular.

