Jaguatirica
Marina Silva, candidatíssima à Presidência da República, volta ao Acre, para lamber as feridas provocadas pela imprensa nacional que a coloca no rol dos que perderam o bonde da história. A acriana que se fez no PT, mas depois apareceu defendendo Aécio Neves (PSDB), volta à terrinha para lançar as candidaturas do partido dela o Rede Sustentabilidade.
Fortalece
Marina fortalece a campanha de Minoru Kinpara (REDE) ao Senado ou se beneficia da popularidade do ex-reitor da Ufac? O questionamento é controverso. Marina tem massificado muitas frases de efeito. É dela a frase: “Perco o pescoço, mas não perco a cabeça”.
Rasteira
Dentro da chapinha dos nanicos, tem parlamentar dando rasteira em colega, adoidado. Um apoiador da candidatura à reeleição do deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), gravou a tentativa de cooptação de parlamentar de outro partido da chapinha e ainda carimbou: “só tem cara de santa”. Prova que em política, muito mais que em pelada de futebol, do pescoço pra baixo tudo é canela.
Esperteza do Chagas
Dizem e não pedem segredo nos corredores da Assembleia Legislativa que o mentor intelectual da ação que visa cassar o mandato do prefeito de Capixaba, Zé Augusto (PP), é nada menos que o deputado Chagas Romão (MDB). Colegas do parlamentar apontam a amizade de longa data de Chaguinha com a secretária municipal de Saúde de Capixaba como um forte indício disso.
Acabou a trégua
Enquanto a seleção francesa, formada na maioria por negros, estava em campo, a intolerância racial na França esteve em alta. Bastou colocarem as mãos brancas na Taça do Mundo e os franceses começaram a comemorar, para 500 negros, imigrantes ou filhos deles serem encarcerados. Povos da África parecem brasileiros: não aprende nunca.
Japão
Governador Tião Viana arrumando as malas para mais de 15 dias no Japão. Coitado do deputado Ney Amorim! Para não ficar inelegível vai ter que sair do Estado por todo esse período. Tião e staff na Terra do Sol Nascente, Ney na terra do sol poente. Tudo isso porque desafiou o governador na questão do Pró-Saúde, quando, contrariando as ordens do palácio, colocou a matéria em pauta.
Desafetos
Ney Amorim (PT) e Raimundinho da Saúde (PODEMOS) são os maiores desafetos do governo no Legislativo. O governador não perdoa os dois parlamentares por terem levado em frente a transformação do Pró-Saúde em autarquia. A ordem é detoná-los. Mas, ao que parece, os dois tem o couro forte e vão dar muito trabalho.
Caos
Grave o que aconteceu em o bar do bairro Montanhês neste domingo (15). Uma dupla entra a começa a atirar sem alvo específico. Se a versão das testemunhas proceder, é uma tentativa de instalar o caos na cidade. As investigações ainda estão sendo feitas. Não há nada conclusivo. Há rumores que havia um alvo (inclusive com várias passagens pela polícia), mas isso ainda deve ser detalhado pela Polícia Civil.
Técnico-Mimimi
O técnico do Atlético Acreano, Álvaro Miguéis, não perde a chance de dar os chiliques à beira do gramado. O ritual para reforçar o perfil de técnico linha-dura precisa ser ofertado a cada treino. A postura agressiva não guarda relação com o espaço generoso que a imprensa acriana oferece ao futebol de barranco que é apresentado nos gramados regionais.
Técnico-Mimimi II
Ao invés de construir uma relação mais amistosa, diante do que se apresenta nos estádios, o mimimi do dia foi dito para quem quisesse ouvir no campo B do Florestão na tarde desta segunda-feira (16): “Por mim, vocês nem estariam aqui… vocês nem viriam cobrir treinos”.
Saudade
O moço deve estar com saudades da forma pouco amistosa com que foi recebido pela imprensa paraense na chuva que passou por lá. O Acre tem mania de ser generoso.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

