O único time militar na história da competição
O Galvez é a primeira equipe militar a disputar uma edição da Copa do Brasil. O elenco do Imperador inicia nesta segunda-feira, 18, a preparação visando à temporada de 2016.
Mas, quem é essa equipe da Polícia Militar do Acre que resolveu apostar no futebol como ferramenta de inclusão e terminou fazendo parte do futebol profissional?
O jornalista espanhol Luiz Galvez Rodrigues, que proclamou a República Independente do Acre, em 1899, serviu de inspiração para o nome do caçula entre os clubes acrianos.
O Galvez Esporte Clube foi fundado há cinco anos por um grupo de policiais militares. O presidente da equipe é o major Edener, da PM do Acre. O militar conta que no início, o objetivo da diretoria era apenas de trabalhar o futebol como meio de inclusão social.
Já como profissional, o Galvez conquistou o primeiro título de campeão da Série B do Campeonato Acriano em 2012. Mas, os melhores resultados foram alcançados no ano passado.
Nas categorias de base, o Imperador, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, levou os títulos do sub-15, sub-17 e sub-19.
Representante do Acre na atual edição da Copa São Paulo, a Copinha, foi eliminado na primeira fase com uma campanha que teve uma derrota (2 a 0 São Bernardo) e dois empates (1 a 1 Goiás); (2 a 2 ABC).
Apesar da ascensão meteórica, o presidente reconhece que falta melhor estrutura ao Galvez. O clube não conta com um centro de treinamento e precisa realizar seus treinos em campos cedidos.
No Campeonato Acriano da Série A de 2015, chegou à decisão contra o Rio Branco, clube mais tradicional do Estado. Perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 e a decisão por 2 a 0.
Apesar da perda do título inédito, o vice-campeonato garantiu ao time militar a primeira participação na Copa do Brasil de 2016. E na estreia, o adversário do Galvez será o arquirival Rio Branco.
O técnico da equipe da equipe, Paulo Roberto Oliveira, disse que vai mesclar jogadores da base com atletas experientes. O treinador está confiante na classificação diante do Estrelão.
Os dois jogos entre Rio Branco e Galvez devem ser realizados no moderno estádio Arena da Floresta, de gramado novinho, com capacidade para 13mil500 torcedores. Quem vencer o confronto entre Imperador e Estrelão vai enfrentar o vencedor de Santos do Amapá e Santos de São Paulo.


