Eles reclamam de multas abusivas por parte da Ageac
Na manhã desta terça-feira (6) cerca de 20 freteiros fecharam a rua que fica em frente a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
De acordo com os manifestantes eles protestavam contra diretoria da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado (Ageac) que estaria dificultando a regularização deles como freteiros. Eles reclamaram ainda que têm sofrido multas abusivas e humilhações por parte dos ficais da Ageac.
“A Ageac vem multando a gente abusivamente, multa de 2300 reais, nem a álcool zero dá isso. E a gente veio aqui pacificamente conversar, porque eles não sabem abordar a gente e a gente tem direitos.” Reclamou o motorista Orielinton Martins.
Ao todo 20 pessoas trabalham no transporte de cargas e pessoas através de caminhonetes de Rio Branco a Cruzeiro do Sul. “A gente quer pagar os impostos direitinho e trabalhar legalmente e a Ageac não está deixando.” Pontuou Martins.
O diretor geral da Ageac, Vanderlei Valente, disse que esses manifestantes “não são freteiros’’. De acordo com Valente, a Ageac notificou essas pessoas porque elas estariam fazendo transporte irregular de passageiros, chegando a cobrar R$150 por pessoa. “A Ageac é responsável pela fiscalização e combate de transporte clandestino, e verificou que eles estariam trabalhando de forma irregular. Eles foram notificados e têm direito a recorrer.”
Valente disse ainda que o serviço que esses motoristas estariam fazendo não é contemplado por lei.
Os deputados afirmaram que vão se reunir com uma equipe da Ageac para tratar do assunto e buscar medidas para resolver o problema.
