De saída
Ficou insustentável a permanência do deputado Jenilson Lopes no PCdoB. O caminho será o PDT de Luiz Tchê, que, dessa forma, mantém a bancada de dois deputados estaduais além de seu deputado federal.
Na mesma
Jenilson não vai nem conseguir estrear na oposição. O PDT vai mesmo integrar a base de sustentação de Gladson Cameli (PP). Quem está tratando disso com afinco é José Bestene (PP).
Negada
A informação é negada com veemência pelo deputado eleito pelo PCdoB, Edvaldo Magalhães. “Não sei de onde estão tirando essa informação. Vamos tomar posse. Vamos com calma. O pessoal está querendo fazer movimentação política antes do tempo”, disse Magalhães. “Não tem a mínima procedência. Aliás, terminamos as eleições muito felizes”.
Encolhe
E a oposição ao governo Gladson encolhe para três deputados: Edvaldo Magalhães (PCdoB), Daniel Zen (PT) e Jonas Lima (PT). Esse último também não se sabe por quanto tempo, porque além da mágoa que tem do partido dele, já declarou que é “amigo de Gladson”.
Não por muito tempo
Mas a base aliada de Gladson tende a começar a se desfazer em breve. No PSD de Sérgio Petecão, tem gente defendendo o rompimento imediato. O partido não engole a desfeita. Gladson prometeu a Secretaria de Agricultura para o PSD que indicou o deputado Jairo Carvalho para o cargo, mas parece que os outros dois Césares não abonaram a promessa.
MPG
Partidos que apoiaram Gladson Cameli poderiam se juntar no movimento MPG- Movimento dos Preteridos por Gladson, não fosse a guerra surda que travam entre si. No caso da Secretaria de Agricultura, a briga de foice é entre o PSD de Petecão e o PSDB do vice Major Rocha.
Ganhou
E ganhou Rocha. A indicação do pesquisador Paulo Wadt, da Embrapa, tem também a articulação da irmão do vice, deputada federal eleita Mara Rocha (PSDB).
Preteridos
O PSD tentou a Secretaria da Fazenda para Marivaldo Melo e recebeu um não. Na sequência, tentou a Secretaria de Agricultura para Jairo Carvalho e também levou um não que só foi revertido sob a ameaça de deixar de apoiar Gladson. Agora, a ameaça voltou com a crise de indefinição do Triunvirato.
Preteridos II
O PSDB tinha a promessa do governador eleito para indicar todos os membros da Segurança. Mas Gladson desmembrou o Detran e foi fatiando a área até que o vice rodou a baiana. Aí o partido se reuniu e viu que tinha nomes também para a Educação e para a Agricultura. Não deu Educação. Eles brigaram com o PSD pela Agricultura.
Preteridos III
O PSD que tem o senador mais votado da história do Acre acha que o partido tem que ser contemplado. O PSDB que tem a deputada federal mais votada da história do Acre também acha que precisa ser contemplado. E a briga nos bastidores é grande.
Rir para …
O PSD quer colocar o deputado Jairo Carvalho na secretaria de Agricultura. Jairo é pastor protestante e estudante de Medicina. O PSDB quer entregar a Secretaria de Agricultura para acomodar os tucanos de Mara Rocha. Mara é jornalista e tinha um programa de tevê, voltado para agropecuária.
… não chorar
Nos currículos dos dois postulantes ao cargo de secretário de Agricultura, nenhum diploma na área ou área afim. Diferentes partidos e formações, entoando o mesmo mantra: “Só a soja desenvolve o estado”. Ambientalistas, tremei!
Seguro
De acordo com advogados que analisaram a possibilidade de Jenilson Lopes sair do PCdoB, ele pode fazê-lo sem risco de perder o mandato porque o PCdoB não conseguiu atingir o limite estabelecido pela cláusula de barreira ( 9 deputados federais ou 1 e meio% dos votos do estado), e terá que se juntar a outro partido. Quem quiser sair sem ser punido pode alegar que não concorda com a aliança.
Junto
O PCdoB se encaminha para a união com o PPL, um partido nanico, presidido por Felismar Mesquita ex-PCdoB. Ou seja, independente de siglas, os vermelhos se reaglutinam.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

