Tá explicado!
Publicitária Charlene Lima, aquela que quer disputar a Prefeitura de Sena Madureira, vai se filiar ao PT. O médico Alan Areal (preferido do governador para a função), também deve se filiar ao PT. A queda de braço vai ser interessante!
Uma vela pra deus…
Deputado Jairo Carvalho, do partido do senador Petecão, é uma oposição que compõe bastante com a situação. Na sessão de hoje, quando o governo estava na peia, por causa da greve dos professores, foi Jairo que (elogiadíssimo pela situação) saiu em defesa do governo.
… outra para o diabo
Na mesma sessão, Jairo apresentou uma indicação para a criação do “impostômetro” estadual. Um painel com atualização constante da arrecadação do Governo do Estado com impostos, correções, taxas e multas. Dessa vez, a situação não disse nada. Rss
Analista internacional
Mas, “as indefinições de Jairo” (isso dá filme!) perdem feio para os pronunciamentos de Jonas Lima (PT), sobre economia internacional. Misturando a situação da Grécia com a greve da Educação no Acre, saiu-se com essa: “quando seca o leite da vaca, não adianta puxar a teta”.
PT/PCdoB- dobradinha em Feijó
Em Feijó, conforme a coluna já havia informado, Merla Albuquerque do PT vai mesmo para a reeleição. A novidade no caso é que por lá a tendência é fazer uma dobradinha com o PCdoB (inédita, rss), e lançar o vereador Tarcísio Araújo, do PCdoB, de vice.
Coleção
Aliás, o destino do PCdoB é ser vice, mesmo. Na última eleição municipal, foram vices, na Capital, em Tarauacá e em Mâncio Lima. E, no único município em que foram cabeça de chapa (Capixaba) foi um desastre.
Avião ou paraquedas?
Ex-deputado Luis Tchê se dispondo a tentar fazer um curso de piloto. Alguém sugeriu a ele que melhor seria de paraquedismo, uma vez que o avião político dos nanicos tá mesmo difícil de decolar!
Ele avisou
O ex-prefeito de Porto Acre, João Asfury, assassinado de forma brutal no último final de semana, havia escrito uma carta ao governador Tião Viana dias antes sobre a violência crescente na cidade. Asfury percebia que o pequeno município não justificava ter tanta violência. A informação foi repassada na sessão de terça-feira pelos familiares de Asfury, recebidos pelos parlamentares em plenário ontem.
Foi falado
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, já havia antecipado aqui no site agazeta.net: “o interessante na abertura do mercado norteamericano para a carne brasileira guarda relação com os países cuja política americana influencia”. E citou o Japão. Dito e feito: ais que o Ministério da Agricultura anuncia que uma missão de executivos agenda visita a frigoríficos brasileiros.
Acre
O Acre está fora dessa agenda comercial por não ter frigoríficos credenciados, sifados e que atendam às exigentes normas sanitárias do comércio internacional de alimentos. O que pode eventualmente acontecer é um ou outro produtor local mandar reses para compor lotes no Mato Grosso do Sul, por exemplo. Mas, isso é algo residual na nossa produção.
?
Se não tem impacto na economia regional, por que é motivo de nota? Serve para demonstrar como uma das mais consolidadas cadeias produtivas do Acre ainda tem um longo caminho a ser percorrido. E o caminho a ser percorrido não apenas para atender ao mercado externo, mas em respeito ao próprio consumidor brasileiro. Em síntese: “Falta muito, ó!”
Agricultura x Política
O leitor já percebeu como o setor agrícola e pecuário têm dado respostas boas à economia brasileira. São os únicos setores da economia que têm rendido boas notícias no atual cenário de crise. O leitor também já percebeu também que o Gabinete Civil da Presidência não tem aberto espaço à ministra da pasta da Agricultura, Kátia Abreu. Por que será?
Foto de ilustração: ACPurus

