Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE, mostram que a população do Acre cresceu mais de 10% entre 2012 e 2024. O percentual é maior do que o registrado em nível nacional, que foi de 9,6% no mesmo período. Apesar do crescimento, o levantamento revela uma tendência que já aparece em todo o Brasil: a população está envelhecendo.
No Acre, a mudança no perfil etário é visível. Em 2012, mais de 60% dos acreanos tinham menos de 30 anos. Doze anos depois, em 2024, esse grupo caiu para 53%. Já a população com mais de 30 anos aumentou: era cerca de 38% em 2012 e passou para quase 47% em 2024.
Segundo o coordenador da Pnad no Acre, Gilvan Ferreira, a transformação está ligada também às mudanças na estrutura familiar.
“A composição das famílias não tem mais aquele núcleo de um pai, uma mãe e mais de dois, três filhos. Hoje o que a gente nota é que geralmente é composta só de um pai, uma mãe e no máximo dois filhos. Aquela população anterior, que era de muitos filhos, foi crescendo e mudando a pirâmide etária. Então, a gente tem uma base menos alargada e o meio dela já com aquele pessoal que veio lá de trás”, explicou.
O envelhecimento da população traz desafios importantes para o estado, especialmente na saúde, previdência e mercado de trabalho. Para Gilvan Ferreira, a tendência vai exigir mais investimentos em políticas públicas voltadas para os idosos.
“Com a população envelhecendo, vamos ter um menor quantitativo da massa de trabalho no mercado. Mais idosos no mercado de trabalho e, futuramente, mais problemas para manter essa população inserida. Além disso, teremos o impacto no INSS, que vai precisar sustentar financeiramente essa população, o que será um desafio”, destacou.
Com mais pessoas vivendo por mais tempo e menos jovens entrando no mercado de trabalho, o Acre, assim como o restante do país, terá que encontrar soluções para equilibrar crescimento populacional e qualidade de vida.
Com informações da repórter Natália Lindoso para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net