Disputa
Cada vez mais evidente a disputa entre os irmãos Viana. Enquanto o governador só aparece “mal na foto”, em um site de notícias local, o irmão dele, senador Jorge Viana, recebe generosos espaços. Há uma semana, por exemplo, toda a vez que os leitores tentam acessar o tal site, a cara do senador pula na frente dos olhos dos leitores, com uma frase dele em destaque, chamando para uma entrevista “exclusiva”.
Disputa II
Enquanto o senador se coloca de corpo e alma na campanha para a reeleição do prefeito Marcus Alexandre, o irmão dele, governador, tenta ganhar espaço para a vice Nazareth Lambert para tentar emplacá-la candidata a sucessão de Tião Viana. Ora, Marcus Alexandre também é o nome cotado para o governo pela ala Jorgista.
Disputa III
Isso sim é briga familiar, coronel Ulisses! Mas, nessa a PM não se mete. Pelo jeito, nem na outra, rss. Faz-se referência aqui àquela em que o policial invadiu uma festa infantil armado. Teve B.O. e tudo e o subcomandante tentou empurrar goela abaixo via imprensa como “briga familiar”. É brabo!
Argumento
O senador Jorge Viana, nesse esforço de tornar Marcus Alexandre candidato em 2018, vai ter que encontrar um argumento bom. O senador é uma das lideranças da Frente Popular que sempre se orgulhou de que todos os políticos da coligação terminam os mandatos que assumem. “Não fazemos carreira na Política”, orgulhava-se o senador. Caso a defesa de Jorge Viana saia vencedora e Alexandre seja o nome da FPA em 2018, abre-se um novo cenário na disputa de 2016. A conferir.
Crise
Rio Branco vive uma situação sem precedentes, com demissões e anúncios de demissão para todo o lado. Agora vem a notícia de que o Makro e o Atacadão vão fechar.
Denúncia
Pessoal que trabalha no Call Center reclama do sistema de semi-escravidão no local. Afirmam que tem minutos contados por dia para ir ao banheiro. Se necessitarem mais que 15 minutos por dia, precisam bater o ponto e esses minutos são descontados dos salários. Aliás dizem que tantos são os descontos e, por motivos tão variados, que teve funcionário que recebeu R$ 7 de salário. Parece que em breve o Call Center vai passar a “Silent Center”.
Tucanagem
O PSDB está com sérias dificuldades para apresentar seu candidato a prefeito de Rio Branco. Socorro Néri, ótima pessoa, mas, sem densidade eleitoral, desistiu. Francineudo Costa, ainda sem experiência administrativa ou parlamentar foi apresentado, mas, com ressalvas. As lideranças tucanas deixaram claro que haveria outras possibilidades, outros nomes na agulha. O outro nome, um jornalista, está titubeando. Do jeito que a coisa vai, vão acabar apoiando a candidatura de Antônia Lúcia.
Terra tremeu
A terra tremeu de novo. Desta vez, quem mais sentiu o terremoto foram os moradores de Brasileia. O epicentro foi em Macusani, nas montanhas peruanas. Tecnicamente, foram dois tremores: um de 4,9º e outro de 5º Richter. A profundidade dos tremores foi de 10 Km e 50 Km. O Acre já não é tão tranquilo quanto antigamente.
Era uma vez…
Era comum acrianos dizerem com certo orgulho que “aqui não tem dessas coisas”, referindo-se aos terremotos, vendavais etc. etc. A coisa está mudando.
11,3%
A redução no volume de vendas de carros no Acre (11,3%) foi bem menor do que a registrada no Brasil, calculada pela Fenabrave em 25,6%. São números ruins. Tanto um quanto o outro. Mas, apenas refletem um cenário de crise.
Não dá
Não daria para ter um ambiente de crise e a venda de carros em alta. A indústria automobilística tem extensa cadeia de produção. Com ela em crise, muita coisa a mais também para de funcionar.

