Duas crianças, um menino de 11 anos e uma bebê de apenas 2 meses, foram resgatadas em situação de abandono em uma residência no bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco. A Polícia Militar do Acre (PMAC) foi acionada após denúncias feitas por vizinhos, que encontraram os menores sozinhos na casa.
Carla Fabiola delegada da Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima (Decav), as crianças foram levadas para um abrigo, enquanto a mãe, suspeita de ser usuária de drogas, permanece foragida. “Elas estão em um abrigo, a autora ainda não foi localizada. Está sendo feita uma investigação completa, com testemunhas, vizinhos e parentes, para que ela seja indiciada pela ação”, afirmou a delegada.
A delegada Fabiola explicou que as crianças resgatadas podem ser encaminhadas para um familiar. “Muito provavelmente essas duas crianças serão encaminhadas para uma família extensa, outro familiar irá cuidar delas, pois a terceira já está sendo cuidada pela avó”, disse.
Caso nenhum parente próximo seja identificado ou capaz de assumir a responsabilidade, as crianças permanecerão no abrigo. “É feita toda a investigação para verificar todos os graus de parentesco na cidade e, caso não haja familiares aptos a cuidar, as crianças são encaminhadas para um abrigo”, explicou a delegada.
A delegada Fabiola reforçou a importância das denúncias em casos de abandono infantil. “Além dos vizinhos, se algum parente verificar uma situação recorrente de abandono, deve fazer a denúncia anônima pelo disque 100 ou diretamente na delegacia, que funciona 24 horas”, orientou.
A investigação continua e a polícia segue em busca da mãe das crianças para esclarecer os fatos e garantir a segurança dos menores envolvidos, que foram encaminhados para a entidade assistencial Educandário Santa Margarida.
Com informações da repórter Rose Lima para TV Gazeta
