Por conta da greve dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), a Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou, nesta sexta-feira (22), que as atividades do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a partir da 2ª chamada, estão suspensas até o fim da paralisação nacional.
Em nota, a Ufac afirma reconhecer a legitimidade do Direito Fundamental à Greve, em respeito aos valores democráticos e constitucionais, assim como reforça a importância dos Servidores Técnicos Administrativos. Por conta disso, quando anunciada a greve, a Pró-Reitoria de Graduação decidiu manter apenas as atividades essenciais.
“Ante o exposto, em função da livre adesão ao movimento grevista dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), informamos que a PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO manterá apenas as atividades essenciais estabelecidas pelo Comando Local de Greve e outras atividades na medida em que estas forem autorizadas”, destaca o comunicado.
Processos como folha de pagamento, autorização de colação de grau especial, pagamento de bolsas e questões judiciais seguem de maneira normal. Os demais processos ficam em espera até o fim da greve, incluindo o cronograma do Sisu e o processo seletivo das vagas residuais para o 1° semestre de 2024.
“Informamos que processos relacionados à folha de pagamento, autorização de colação de grau em caráter especial, pagamento de bolsas e demandas judiciais terão prosseguimento normal nesta unidade. Todas as demais atividades estão temporariamente suspensas, por tempo indeterminado, inclusive o Cronograma de Ações do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação da Ufac via SiSU e o Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Residuais para o 1° Semestre de 2024”.
A nota finaliza com a mensagem que, ao final da greve, novas datas vão ser divulgadas à comunidade externa e interna da instituição.
