Confira quem são os adversários das equipes brasileiras na competição
A Conmebol realizou sexta-feira (9), na cidade de Luque no Paraguai, o sorteio dos confrontos da fase de grupos da Copa Libertadores da América 2021. A maior competição de clubes do futebol sul-americano terá início no dia 20 de abril e a final está prevista para 20 de novembro em jogo único com local ainda a ser definido.
Serão ao todo 32 equipes, 28 já estão classificadas e 4 ainda disputam vaga. Os clubes brasileiros garantidos na fase de grupos são: Palmeiras (atual campeão da competição), Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense (garantidos pelo Brasileirão). Grêmio e Santos estão participando da ‘pré-libertadores’, caso eliminem seus adversários entrarão na fase de grupos.
O critério para a escolha dos participantes foi, como de praxe, o ranking de classificação da Conmebol, além da conquista de títulos em competições organizadas pela entidade (Copa Sul-Americana e Copa Libertadores da América, disputadas em 2020).
A edição do torneio continental contará com a maior premiação quando comparada aos outros torneios sul-americanos. O campeão receberá pela conquista, apenas no jogo da grande final, um valor de US$ 15 milhões, o que corresponde na cotação atual a R$ 85,3 milhões. Também serão pagas premiações pela classificação em cada fase do torneio.
O regulamento será o mesmo das edições anteriores, as 32 equipes serão divididas em 8 grupos com 4 componentes cada um, em que todos jogam entre si em jogos de ida e volta, se classificam para as oitavas de final os dois melhores colocados de cada grupo.
O Palmeiras, atual campeão da Libertadores, será o representante brasileiro no grupa A, ao lado de Defensa y Justicia (ARG), Universitario (PER) e Independiente Del Valle (ECU) ou Grêmio. O regulamento da competição não permite que dois clubes do mesmo país estejam no mesmo grupo, a não ser que a equipe venha da fase preliminar, que é o caso do time de Renato Gaúcho. Os gaúchos enfrentam o Independiente Del Valle-ECU na quarta-feira (14) e precisam da vitória, pois levaram a pior no primeiro jogo em que foram derrotados por 2 a 1. Caso o time gaúcho elimine o adversário o grupo A terá duas equipes brasileiras.
O Internacional aparece no grupo B e vai enfrentar Olimpia (PAR), Deportivo Táchira (VEN) e Always Ready (BOL).
No grupo C o Santos decide o destino na Libertadores na terça-feira (13), contra a equipe do San Lorenzo (ARG), a equipe do Peixe abriu uma boa vantagem no jogo de ida, vencendo fora de casa o time do Papa por 3 a 1, a vaga está bem encaminhada. As outras equipes do grupo são Boca Juniors (ARG), Barcelona (ECU) e The Strongest (BOL).
O Fluminense está no grupo D, e vai disputar uma das vagas para as oitavas contra River Plate (ARG), Independiente Santa Fé (COL), e Bolívar (BOL) ou Junior Barranquilla (COL).
O São Paulo será o brasileiro do grupo E, e terá pela frente Racing (ARG), Sporting Cristal (PER) e Rentistas (URU) a equipe uruguaia participa pela primeira vez da Libertadores.
No grupo G quem vai representar o Brasil é o Flamengo. O time de Rogério Ceni vai encarar LDU (ECU), Vélez Sarsfield (ARG) e Unión La Calera (CHI).
Atlético-Mg entra na disputa no grupo H que conta ainda com Cerro Porteño (PAR), América de Cali (COL) e Deportivo la Guaira (VEN).





