O prazo final para a publicação da convocação das conferências municipais do meio ambiente era dia 14 de novembro. Os municípios que não cumprissem essa data, as conferências poderiam ser convocadas diretamente por organizações da sociedade civil, mas a coordenação executiva da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (Cema) optou por prorrogar esse prazo.
Com essa mudança, as cidades que ainda não agendaram as datas têm até o dia 26 de dezembro para regularizar essa situação. Essa prorrogação no prazo para a publicação da convocação para as conferências municipais do meio ambiente é uma resposta a uma demanda solicitada pelos estados e municípios. Segundo alguns desses gestores, o período eleitoral teria comprometido o cumprimento deste primeiro calendário.
A convocação das conferências municipais ou intermunicipais deve ser publicada até o dia 26 de dezembro deste ano. A realização precisa ocorrer até o dia 26 de janeiro de 2025. Caso haja necessidade, a convocação das conferências livres deve ser feita até 16 de janeiro, com realização até o dia 26 do mesmo mês. No diário oficial, a Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) já publicou a convocação da etapa estadual.
O período escolhido foi entre 3 e 14 de março de 2025. Agora, o Estado trabalha na mobilização junto aos municípios para que todos consigam participar das etapas preparatórias. E a partir disso, a Secretaria estadual espera conseguir uma maior participação dos municípios do interior.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
