Pequenos cuidados podem evitar grandes dores de cabeça
A rotina apressada das grandes cidades, a correria, o grande número de compromissos pessoais e profissionais: todos esses são fatores que podem causar alguns descuidos na direção e, como resultado, acarretarem em multas de trânsito. Veja abaixo algumas dicas de como prevenir as multas e garantir uma direção mais consciente e segura!
Use o piloto automático e o limitador de velocidade
Em horários alternativos como as madrugadas ou as manhãs de finais de semana, é comum que as ruas estejam mais livres e o motorista pise no acelerador com mais força. O limitador de velocidade permite ser programado para transitar a uma velocidade máxima, evitando que seja ultrapassado o limite da via. Esse tipo de equipamento pode ser encontrado em modelos como o Novo Aircross, da fabricante francesa Citroën.
Nada de celular ao volante
Utilize o sistema “hands free”, caso o veículo possua, ou deixe para atender ligações ou responder mensagens apenas quando tiver estacionado o veículo. O uso de celular ao volante é infração gravíssima, além de poder ocasionar acidentes.
Use o cinto de segurança
Dirigir sem utilizar o cinto, além de trazer grande risco ao motorista e aos passageiros independentemente do trajeto a ser percorrido, é uma infração grave conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Respeite as sinalizações
Não respeitar as sinalizações é uma atitude que pode incorrer em uma série de multas diversas. Virar para um sentido proibido, ultrapassar o limite da via, parar em local proibido, entre outros, muitas vezes são resultado não só da desatenção, mas sim por não obedecer às orientações das placas e sinalizações.
Mantenha o veículo em condições adequadas
Ter o veículo parado em via pública por falta de gasolina ou por quebra pode resultar em multa de trânsito. A responsabilidade de manter o carro em boas condições de tráfego e corretamente abastecido é do motorista.
