Sem exames sala de entrega permanece vazia
Enquanto todo o resto do país lembrava que 5 de fevereiro era o dia nacional da mamografia, o Acre segue na contramão dos programas federais e até da lei. Em Rio Branco a Secretaria Estadual de Saúde deveria ter dois mamógrafos funcionando no Centro de Oncologia do Acre (Cecon), mas um dos aparelhos não funciona há dois meses. O segundo parou de funcionar há 20 dias.
Os equipamentos conseguiam fazer até 80 exames por dia. Numa contra rápida, são mais de 5 mil diagnósticos da doença que deixaram de ser feitos nos últimos dois meses.
O Conselho Estadual de Saúde foi até a unidade e constatou o problema. Segundo a presidente Rossana Freitas, os mamógrafos não vêm recebendo a manutenção preventiva. “Um relatório está sendo preparado e será entregue ao novo secretário da pasta Gemil Júnior”, garantiu Rossana.
O diretor administrativo do Cecon, Mário Ferreira, informou que um dos aparelhos está danificado porque a placa central queimou, mas outra já foi providenciada, e até prometeu que, a partir da próxima semana, um dos mamógrafos vai estar funcionando.
Todas as mulheres acima dos 40 anos de idade devem fazer o exame de mamografia ao menos uma vez por ano. Descobrindo cedo á doença fica mais fácil o tratamento. Sem fazer os exames essas mulheres, no futuro, podem estar com o câncer num estado bem avançado, sem chance de cura.
