O Serviço Social do Comércio – Sesc no Acre, através do projeto Calenarte, apresenta a exposição “Uma Retrospectiva histórica dos 40 anos de Gravura na Cidade de Rio Branco”. O período da exposição será de 29 de janeiro a 26 de fevereiro de 2016, no salão de exposições do Sesc Centro. A vernissage ocorrerá às 19h do dia 29.
A xilogravura nasceu na China, no século IX e antecede a imprensa, mas no ocidente ela se estabelece enquanto arte somente a partir da produção de alguns artistas que no século XV tornaram-se referencia para muitas gerações de gravadores, pela originalidade, pela transgressão ou pela inventividade com que exploraram as possibilidades das diferentes técnicas que a gravura oferecia.
No Brasil, essa técnica chega junto com a imprensa, a partir da chegada da família real, em meados do século XIX e se torna conhecida agregada a literatura de cordel, que se espalhou pelo país. E se assume enquanto arte independente a partir do século XX, com artistas como Scliar, Samico, Fayga e Oswald Goeldi entre outros.
No Acre, ela foi mostrada pela primeira vez em meados da década de setenta, em um concurso de cartazes alusivo ao Centenário da imigração nordestina para o Acre, mas sequer chegou a ser mostrada ao público. Após essa primeira quase aparição, ela vem a publico, como capa de um jornal cultural envelopado “O Berracão”. Em seguida num numero do jornal “Varadouro e mais tarde na exposição 3 artistas 3 momentos em 1995, sem ainda constituir uma produção ampla, permanecendo restrita a cartazes e outros experimentos de pequeno porte.



