Governo alegou falta de insumos para intubação nos leitos de UTI
O Governo do Amazonas informou na tarde desta quarta-feira (31) que não vai mais receber pacientes vindos do Acre e Rondônia para tratamento da covid-19 por falta de insumos do “kit intubação”.
Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) suspendeu o retorno das cirurgias eletivas, aquelas com data marcada para acontecer, e a recepção de pacientes de outros estados na “Operação Gratidão”.
A SES-AM orientou que fossem mantidas apenas as cirurgias de urgência e emergência e aquelas que não podem ser adiadas por risco aos pacientes, como as cardíacas e oncológicas.
Operação Gratidão
O gesto permitiu que o Amazonas recebesse, em 15 dias, 48 pacientes de Rondônia e do Acre, dos quais 18 já se recuperam e tiveram alta do Hospital Delphina Aziz, para onde são encaminhados.
O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, informou que as duas medidas são temporárias para que o estado possa melhor avaliar o cenário local, diante da possibilidade de um novo incremento de casos.
A operação é uma forma de retribuir a ajuda recebida de outros estados quando o Amazonas enfrentou a fase mais aguda da pandemia, entre janeiro e fevereiro desse ano.


