740 atletas participam da competição
13º Encontro Acre Rondônia e 4º Troféu Alfredo Nascimento contam com participação de mais de 30 equipes. Os jogos começaram na sexta-feira e os campeões foram conhecidos neste domingo (20). Ao todo, 740 atletas participaram da competição.
As oito equipes finalistas se enfrentaram pela manhã no Estádio Florestão. A competição iniciou na sexta-feira (18) com 34 equipes distribuídas em quatro categorias: sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17. Rondônia competiu com quatro times, um de cada categoria.
No primeiro jogo da final, o sub 11 do Havaí, de Rondônia venceu o Rio Branco nos pênaltis por 2 a 1. No sub 13, o Havaí goleou o estrelinha por 3 a 1. E no jogo do sub 15, mais uma vez o Havaí garantiu o troféu, vencendo o Rio Branco por 1 a 0.
As equipes do sub 17 do Galvez e Bangu fizeram a última partida do dia. Com 4 gols, Galvez venceu o time do Quinari, que marcou apenas 2.
Ao todo, o Encontro de futebol de base reuniu 740 atletas. Para o coordenador geral do evento, Josenir Calixto, conhecido como “Mimi”, o balanço da edição deste ano foi positivo, principalmente para os meninos do futebol, que jogaram sob olhares atentos de um representante do Atlético Paranaense.
“Só houve uma expulsão, as equipes jogaram com lealdade. As oito equipes que chegaram até aqui mereceram. O melhor de tudo é que temos um olheiro presente do Atlético Paranaense que até ontem tinha escolhido quatro garotos pra fazer parte da equipe paranaense”, disse Mimi.
O jogador do sub 13 do Rio Branco, Diego, foi um dos escolhidos pelo olheiro e vai participar de testes. “Primeiramente tenho que agradecer a Deus pela oportunidade que to tendo de o olheiro do Atlético Paranaense querer me levar. A Deus e minha família por todo apoio”, agradeceu.
A competição começou literalmente do fim, pelos troféus e medalhas. Mimi anunciou no Programa Balanço Geral da TV Gazeta que o Encontro Acre Rondônia estava cancelado devido falta de patrocínio.
A notícia repercutiu e chegou aos ouvidos do goleiro da seleção brasileira, Weverton. Ele garantiu a premiação, composta por 20 troféus e 192 medalhas. A partir daí, outros patrocinadores foram abraçando a causa e a competição foi mantida.
No encerramento dos jogos, a organização do torneio homenageou o Goleiro Weverton que iniciou a carreira no Recriança, Escolinha de futebol de Rio Branco. A TV Gazeta também foi homenageada.
Além dos oito troféus para as categorias campeãs e vice-campeãs também receberam troféus os melhores goleiros, artilheiros e atletas revelação das quatro categorias.
O Havaí trouxe de Porto Velho 55 atletas e só perdeu no sub 17. Desde o ano de 92 que o clube participa do Encontro desportivo. O técnico Luizinho fala sobre o privilégio de voltar pra casa com 3 troféus de campeão, além da premiação à 2 jogadores revelação e melhor goleiro.
“É uma grande satisfação estarmos com essas vitórias que é o resultado de um trabalho. Eu e o professor Lima trabalhamos de segunda a segunda, nossa família é eles”, afirmou.
Um dos destaques deste ano foi a jogadora Sabrina Garcia, de apenas 11 anos de idade. A única menina da competição também foi homenageada.


