Pauta
O Fórum de Desenvolvimento informa, por meio do Observatório do Desenvolvimento, que a pauta das exportações do Acre continua estancada na agenda do extrativismo. A castanha do Brasil é o principal produto. E pior: in natura (com casca). Sem nenhum tipo de beneficiamento. A amêndoa com algum tipo de valor agregado é responsável apenas por 2,4% das exportações acrianas.
Pauta II
A madeira passou para um estágio menor na nossa pauta de exportação. Já foi um produto de excelência e hoje vive um contexto de crise generalizada. A cadeia produtiva da madeira, no Acre, tem muito a dizer, sobretudo pelo aperreio porque passa agora.
Encontro
Essa crise no cenário da cadeia produtiva da madeira sustentou o argumento da 106ª Reunião Nacional do conselho Temático de Meio ambiente e Sustentabilidade da CNI que aconteceu na sede da Fieac na semana que se findou. Representantes de 20 federações industriais do país estavam em Rio Branco para discutir os gargalos do setor.
Movimento
O movimento “Por um Acre mais Produtivo” já relacionou o que quer para os candidatos ao Governo. Resumindo as propostas, os empresários querem um afrouxamento na fiscalização ambiental naquilo que for da alçada do governo estadual e investimento em tecnologia. Os candidatos, claro, estão assinando qualquer coisa para demonstrar interesse em apoiar a classe empresarial.
Pesquisa
Impressionante como muita gente no Acre ainda briga com os números; outros têm medo; outros especulam. Cada partido ou coligação faz as suas; as empresas de comunicação que têm condições também fazem. E cada veículo de comunicação que faz as suas abordagens junto à população divulga as suas pesquisas. Simples assim.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

