Rasteira
Jornalistas que cobrem política lembram bem que no governo Binho, quando Luiz Tchê se articulou para ser presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Viana aproveitou que ainda estavam no mês de dezembro e, chamando Tchê para uma conversa, disse a ele que poderia relaxar, viajar de férias que a situação estava definida e a presidência seria dele. Tchê acreditou. Antes de chegar em Porto Velho Tchê foi informado que JV tinha acertado a presidência para Elson Santiago.
Lembranças
É quem lembra os que sofreram com a queda.
Attacks again
Padeiro, ex-prefeito do Bujari pelo PMDB, ressuscita politicamente e se prepara para disputar uma vaga de deputado estadual pelo PDT. Sigla que também poderá abrigar o secretário de Saúde, Gemil Júnior. Parece que o PDT tem uma atração irresistível por secretários em maus lençóis em termos de popularidade. Não basta Emylson Farias, ainda vai anexar Gemil!
Hercúleo
Quem está desprendendo um esforço hercúleo para reeleger a filha é o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul Vagner Sales (PMDB). Ele se reuniu com o presidente do PSDB, deputado Major Rocha, para tentar uma aliança. Sem coligação, os atuais deputados federais do PMDB estão fadados ao fracasso.
Salto alto
Não é o PSDB que provoca a desavença na oposição do Acre. É o PP. Parlamentares e lideranças dos progressistas estão com o rei na barriga, pensando que têm um grande trunfo na candidatura Gladson Cameli que tratam como vitoriosa e desprezam os outros partidos. Vão acabar sozinhos e sem candidato.
Pula Pula
O pula pula político que já provocou algumas mudanças vai funcionar ativamente até o ano que vem. Valdecir Nicássio, fundador do PT, agora está no PDT, partido que também poderá vir a abrigar Gemil Júnior (secretário de Saúde), que está com o pé fora do PSB. Em compensação, o partido deverá perder (?) Jamil Asfury, que está de malas prontas para o PODEMOS.
Pula pula II
Nessas mudanças que se avizinham, não descartem totalmente a possibilidade dos Sales de Cruzeiro do Sul migrarem em peso para o PDT. Se o cacique Vagner Sales não conseguir convencer os outros partidos da oposição em fazer uma coligação para salvar a eleição da filha dele, Jéssica Sales, nem “colar” a bravata de sair candidato ao Governo do Estado. A saída será pular para outro partido. E é bom não duvidar: Vagner fará qualquer coisa pela reeleição de Jéssica.
Cara na parede
O namoro do cacique do Juruá com o PDT tem prazo de validade. Vai terminar assim que Vagner descobrir que o partido de Luiz Tchê já fechou a questão: não coligará com ninguém. Vai disputar Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa solo. Além disso, o PDT já tem dois fortes candidatos a deputado federal: Jesus Sérgio com sua extensa base de Feijó, Tarauacá e Jordão e Eber Machado com toda a sua estrutura.
Segurança
A fala do secretário de Estado de Segurança para o Sistema Público de Comunicação feita ontem (20) foi difícil de compreender (ou de evitar algum riso). O que ele disse (e a agência estatal reproduziu) foi o seguinte: “Não adianta só o Acre fazer tudo o que for necessário para promover uma boa Segurança, porque vivemos num mundo on-line. Uma ligação no Mato Grosso pode afetar a Segurança Pública no Acre”.
Não está
A boa vontade do secretário é evidente. Trabalho e disposição não lhe faltam. Mas, essas falas muito entusiasmadas contrastam desgraçadamente com os fatos. A semana se encerrou com bandidos fazendo arrastões em escolas levando pânico à comunidade em uma periferia de Rio Branco. Só a quantidade de jovens mortos quase diariamente desautoriza Farias a afirmar que o Acre está fazendo “tudo o que é necessário”.
Teimando no otimismo
Caged divulgou dados sobre a geração de emprego formais no Acre de setembro em relação a agosto. O Comércio foi o segmento que mais gerou empregos. Foram míseras 217 vagas. O contexto econômico está tão desaquecido no país que é preciso ficar contente com uma performance dessa monta. 217 empregos! Ao menos fechou no azul. O saldo positivo destoa de muitos estados do país, se isso servir de consolo.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com
Imagem de ilustração: Pedro Paulo/Agência de Notícias do Acre

