Campanha reforça o enfrentamento à violência contra a mulher
O Palácio Rio Branco foi iluminado por luzes na cor lilás na noite desta segunda-feira (2). A ação marca o início da campanha do Agosto Lilás que faz alusão ao dia 7 de agosto, data em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos. A cor lilás escolhida em 1960 representa a cor do feminismo.
Durante todo o mês de agosto a população será alertada sobre a necessidade da prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher com incentivo oficial às denúncias de agressão físicas, psicológicas, sexuais, morais ou patrimoniais.
O Instituto Federal do Acre (Ifac) assinou simbolicamente o primeiro termo aditivo de cooperação técnica interinstitucional, com o objetivo de incluir o Ifac no programa Maria da Penha Vai à Escola: Educar para Prevenir e Coibir a Violência Contra a Mulher, além de estabelecer o regime de cooperação mútua, visando à promoção e divulgação da Lei Maria da Penha, principalmente para o público escolar, como profissionais da educação, estudantes, familiares e a comunidade.
De janeiro a junho deste ano o estado do Acre registrou uma redução em 77,8% no índice de feminicídios registrados, sendo dois registrados nesse período contra oito no mesmo período do ano anterior.
A diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Isanailda Gondim, reforçou a importância do momento.
“Esse é um momento importante para nós. Muito mais que um ato ou uma cor, demonstra o compromisso do Estado em fortalecer a política pública para a mulher e o enfrentamento à violência doméstica e sexual contra mulheres e meninas” disse.
Em 2021 completam 15 anos da vigência da Lei Maria da Penha que tem o principal objetivo de estipular a punição adequada e coibir atos de violência contra a mulher.
Foto: Neto Lucena.


