Idaf alerta criadores para que animais sejam vacinados
No interior do estado Acre, casos de raiva bovina foram registrados em abril deste ano, e é possível que o alastramento da doença esteja relacionado diretamente com o relaxamento da vacinação por parte de alguns criadores.
Em apenas uma criação mais de 20 cabeças de gado foram contaminadas e acabaram morrendo. A raiva bovina é uma doença infecciosa que quando atinge o animal, provoca convulsões, tetania, paralisia respiratória e hidrofobia.
Os técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal (Idaf) coletaram amostras dos animais suspeitos, que após análises, apontou sete casos positivos para a doença. Até o momento, os municípios com casos confirmados são: Xapuri, com duas ocorrências; Jordão, também com dois casos; e Feijó, com três.
“Recomendamos que os criadores que identificarem sintomas assim como esses ou outro tipo de sintoma fora do comum nos seus animais, procure a unidade local do Idaf mais rápido possível e faça a notificação”, explica o diretor técnico da instituição, Jessé Monteiro.
O médico veterinário também orienta aos produtores a não relaxarem na vacinação do gado, já que esta é a melhor forma de combater a doença e proteger o rebanho.
