Grupo é essencial no combate ao novo coronavírus
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Acre (Sinjac), juntou forças com a Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet) e a Associação das Jornalistas Escritoras do Brasil (Ajeb) e foram na última terça-feira (8), até o secretário municipal de saúde, Frank Lima, entregar uma carta de solicitação para a inclusão dos profissionais de comunicação no grupo prioritário da vacina da Covid 19.
Pelo Sinjac, o presidente e diretor da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Victor Augusto disse que “somente através da imunização dos jornalistas que poderemos garantir que pelo menos quinhentos profissionais não corram o risco de morte e nem exponham seus familiares. Diferente das demais profissões, nós precisamos estar na rua para levar a informação e combater as fake News, que tanto tem causado problemas e confundido a população, resultado disso é o pânico de grupos e certas faixas etárias não buscarem a vacinação. Como qualquer cidadão, queremos a nossa imunização”, disse Victor.
A presidente da Abrajet e da AJEB no Acre, jornalista Socorro Camelo, lembrou que a categoria está inserida no decreto nº 10.288, de 22 de março de 2020 como essencial no combate a Covid-19, mas não figura no Programa Nacional de Imunizações. “A Fenaj fez um estudo e a quantidade de jornalistas mortos pela Covid é impressionante. Os repórteres estão expostos a infecção, por ser da linha de frente. Tanto a Abrajet quanto a AJEB têm profissionais de imprensa nas ruas diariamente. Se não fosse o trabalho da imprensa, a pandemia que já é terrível seria bem pior ”, disse a jornalista.
O secretário municipal de saúde Frank Lima disse considerar importante o trabalho, mas informou que não há mais grupos prioritários no Acre a partir da próxima semana. “Vamos começar na segunda a vacina toda a população de acordo com a idade. E até novembro toda a população de Rio Branco já estará vacinada” afirmou ele.
Na reunião com o secretário, além de Victor Augusto e Socorro Camelo, participaram ainda os jornalistas Jorge Braun, Alessandra Machado Eduardo Silva e também o vice-presidente da Abrajet Raimundo Morais.

