Prefeitura ainda não sabe o que fazer com o que foi descartado
Para realizar o projeto que pretendia deixar toda a cidade de Rio Branco iluminada com lâmpadas de led, a gestão passada da Prefeitura fez um empréstimo de R$ 33 milhões. A compra do material está sendo investigada, já que há suspeita de fraude.
Na gestão da ex-prefeita Socorro Neri, a meta era chegar em 40 mil pontos de leds em Rio Branco, mas ela acabou suspendendo os serviços no dia 20 de dezembro de 2020, deixando 40% da cidade no sistema de iluminação anterior.
O material utilizado no antigo sistema de iluminação agora provoca entulho entrada da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) da Prefeitura de Rio Branco, localizada na BR-364.
Segundo o contrato, a Prefeitura deveria receber e reutilizar o material descartado, colocando, por exemplo, em ramais, mas muitas das peças não têm condições de serem reutilizadas.
O antigo sistema de iluminação é composto por lâmpadas de vapor de sódio, que possuem alguns componentes de vidro e, por conta do descarte e do armazenamento indevido, acabou quebrando, contribuindo para que boa parte do material não possa ser reutilizado. A Prefeitura ainda não sabe o que fazer com o que foi descartado.
A Secretaria de Zeladoria do município vai contar cada peça para descobrir se bate com a quantidade de pontos de leds instalados em Rio Branco. No ano passado a Prefeitura gastou R$ 22 milhões para substituir 24 mil pontos de luz.

