Drops
A rusga entre o senador Sérgio Petecão (PSD/AC) e o governador eleito Gladson Cameli a respeito do convite feito ao ex-reitor Minoru Kinpara para assumir a Educação foi só um drops. Há potencial para outros.
Detalhe
Aceitando o convite do senador, “só para reflexão”: o cargo de Secretário de Estado de Educação, no Acre, é um dos mais importantes. Só de cargos comissionados, são 120. Quem faz o convite para um possível ocupante do cargo é o vice? Há algo errado no respeito ao rito. Ou não?
Outro detalhe
O senador Petecão disse que “outros guerreiros” são tão competentes e com condições de ocupar o cargo tanto quanto Minoru. A quem Petecão se referia exatamente?
Café
Em entrevista concedida ao jornalista Altino Machado (antes da postagem do senador), a possibilidade de Minoru assumir a Secretaria de Estado de Educação foi discutida. “Há uma especulação muito grande de que você iria chamar o Minoru para ser secretário de Educação. Você já ouviu isso? Você convidaria, mesmo sendo ele de outro partido?”, indagou o jornalista. “Eu não estou preocupado com isso, não. Estou preocupado é com a sociedade; de quem vai assumir responder à altura e me ajudar a governar”.
Pior que a emenda
A nota do governador eleito Gladson Cameli acabou soando como uma espécie de “carão” ao colega Rocha. “Não estou autorizando nenhuma pessoa a falar por mim”, diz Cameli. E complementou. “Nem agora, nem no governo”. Eita pau!
Democracia
A Operação Democracia expôs como o uso da máquina pública em prol de campanhas e partidos é agressiva e violenta com os cofres públicos. Nos sete primeiros dias de outubro foi usado mais combustíveis no Iteracre do que em todo o ano de 2017. Transporte de eleitores em carros do órgão, compra direta de voto… os cambau!
Democracia II
Áudios que vazaram de agentes de trânsito que se planejavam para beneficiar candidaturas do PT somados à Operação Democracia sugerem ao cidadão um verdadeiro roubo aos cofres públicos. Glenilson Figueiredo era pessoa de confiança do governador Tião Viana. Participava de círculos muito restritos.
Rouco
Pode o governador anunciar aos quatro cantos que exonerou, expulsou, excomungou os envolvidos que, mesmo assim, não vai retirar do cidadão essa ideia pouco republicana de uso da estrutura pública para fins eleitorais. A exoneração era o óbvio a ser feito.
Secretários candidatos
Um dos erros de origem desse problema… que aumenta a vulnerabilidade da gestão é a permissão dada para que secretários de Estado sejam candidatos. Esse é um erro de comando.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

