Operação…
Desde que foi desencadeada a segunda etapa da Operação Salve o Jorge, amigos próximos e familiares da família Viana caíram em campo com a missão de conseguir votos para garantir a reeleição do senador petista. Até antigas dívidas morais estão sendo cobradas.
… Salve o Jorge
Os salvadores estão indo de pessoa em pessoa e pedindo votos apenas para Jorge Viana. Marcus Alexandre foi atropelado pela necessidade de manter o poder dos Vianas. Jogado à própria sorte, que Alexandre se vire como puder. Candidatos a deputado federal e estadual também não são lembrados.
Melancólico
Jorge Viana não precisaria passar por isso. O trabalho desenvolvido por ele o credenciaria naturalmente a uma reeleição tranquila. Afinal, foi o único dos três senadores do Acre que votou contra as reformas neoliberais de Temer, aí incluídas, o congelamento do repasse de verbas por 20 anos e a Reforma Trabalhista.
O problema
O problema é que a agenda petista tem uma gama de fatores que explicam esse atual cenário político, não apenas no Acre, mas no país.
Fim
As disputas intestinas pelo poder, muito mais que o desgaste do PT, levaram ao triste fim da dinastia Viana no Acre. A briga com Ney Amorim foi a pá de cal para enterrar os irmãos Viana. A política não perdoa cálculos mal feitos.
Cálculos
E por falar em cálculos, nos da turma da oposição, o PT só faz três deputados estaduais. Os três reeleitos. Já o PCdoB, elege apenas um, provavelmente reeleito. A FPA só faz dois deputados federais- um do PT e possivelmente nenhum senador.
Ney
A candidatura de Ney Amorim, apesar de legítima, parece não ter calculado corretamente os fatores políticos regionais e a migração da crise petista.
Cautela
Mas é preciso cautela nas avaliações: nem Marcus Alexandre, Jorge Viana ou Ney Amorim estão mortos. Certeza só mesmo depois da apuração. Surpresas sempre acontecem em eleições, principalmente nas difíceis como esta. Quem nunca viu um candidato dormir eleito e acordar derrotado, nunca morou no Acre.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com

